19 de junho de 2023

Janja é usada para pintar Lula como velho da lancha

Autor: Daniel Menezes

Conforme matéria que saiu no Estadão no último fim de semana, dando conta de que a primeira dama estaria interferindo em praticamente todas as áreas do governo, Janja é um ser onipresente. Ela age como uma usurpadora do poder diante de um fraco Lula. Janja seria a inteligência artificial chatgpt e Lula o velho da lancha. Exemplos? Fatos? Nada. Apenas o claro fogo amigo que procura (e acha) alguém disposto a publicar essa versão bem inverossímil e machista em troca de clicks.

É notório que Janja ocupa um papel que gera inimigos: a de ser uma das barreiras de quem chega até Lula. Todos os líderes têm pessoas que fazem esse filtro. É do jogo. Como a imprensa não apura, quem é contrariado por ela, termina sendo o off do jornal.

Veja a narrativa. Quem era a primeira dama legal? Ruth Cardoso porque era uma intelectual, mas aceitava ser discreta no cargo para que o marido, Fernando Henrique Cardoso, brilhasse. Ou então a Marcela Temer, casada com Michel Temer, figura angelical e apagada. Mulher legal na retórica presente na mídia é a que ficaria atrás do marido.

O fato é que a imprensa não engole uma militante e os inimigos dela continuarão a ter espaço aberto nos jornais. Isso não vai mudar.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.