29 de junho de 2023

Apenas um voto para Inelegibilidade de Bolsonaro. Só uma loucura de Alexandre de Morais o salva

Autor: Thiago Medeiros

O julgamento está no placar de  3x1 e basta um voto para Bolsonaro ficar de maneira justa, inelegível. Hoje cedo em entrevista no Rio de Janeiro, com gritos contrários a ele, Bolsonaro disse que sonhava com um pedido de vista de algum ministro restante (Carmen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Morais).  Mas ganhar tempo pra que?! Pra fazer pressão na internet? Mobilizar mais alguma vaquinha via pix?!

No jogo Bolsonaro só tem uma chance, se o ministro Alexandre de Morais ficar louco e votar a favor de Bolsonaro, o que em condições normal de temperatura e pressão seria impossível. 

A expectativa recai no voto de Nune Marques, que pode ou votar a favor de Bolsonaro, ou postergar a agonia por mais algum tempo pedindo vista do processo. 

Bolsonaro sabe que seu poder decorre de maneira direta de sua capacidade pessoal de mobilizar e energizar seguidores nas mídias sociais ou em grandes comícios. Ele não é bilionário como Trump, pelo contrário Bolsonaro faz muitos anos que depende do Estado para sobreviver, e certamente vai precisar de um partido para financiar sua empreitada (o pix de seus apoiadores não será o bastante), porém inelegível, qual garantia ele tem que Valdemar vai bancar suas loucuras? Tudo vai depender de mobilização, porém a mobilização de Bolsonaro se baseia principalmente em fake news, e agora ele é um cidadão comum, poderia ser preso facilmente. 

Partindo deste princípio resta a bolsonaro duas tábuas de salvação: a primeira é o governo do PT errar e o bolsonarismo ser o grande vencedor nessa disputa populista e a segunda consiste nos resultados eleitorais municipais do pleito de 2024, de como será a onda conservadora e de extrema direita nas cidades.

 

 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.