9 de julho de 2023

Falsa polêmica da Engorda de Ponta Negra atinge a bizarrice total com protesto fake

Autor: Daniel Menezes

O Portal Saiba Mais revelou, com documentos protocolados, que o Idema pede informações a Prefeitura do Natal para licenciar a engorda de Ponta Negra há 5 anos. São pontos pendentes a respeito do Estudo de Impacto Ambiental. Até por uma questão de segurança, além de legislação, nenhuma obra pode ser feita no Brasil sem tal análise (leia aqui).

O que fez a Prefeitura? Nunca respondeu. Ao invés disso, fez de conta que o pedido ocorreu há alguns dias. E pior: que não teve tempo hábil para manifestar. O secretário de Meio Ambiente Urbanismo Tiago Mesquita chegou a usar a situação - inventada - como se fosse a "comprovação" de que o Idema cria dificuldades, trazendo demandas de última hora, para a efetivação da obra (leia aqui). Trata-se do mesmo discurso político embalado pelo prefeito Álvaro Dias. 

Outras mídias só veiculam - me desculpa a palavra forte, mas é a mais adequada - a mentira da Prefeitura e escondem o furo do Saiba Mais. Aí não estamos mais no terreno dos fatos. Trata-se de pura invenção e jogo de cena. 

Hoje, a bizarrice atingiu as raias do absurdo. O prefeito de Natal Álvaro Dias organizou um protesto fake em defesa do morro do careca, na verdade, um modo de tentar jogar o atraso da obra na emissão da licença do Idema (leia aqui).

Como se não fosse possível ter mais ingredientes de desonestidade factual, cabe ainda ressaltar que a própria prefeitura, se assim quisesse, poderia ser ela mesma ser a licenciadora da obra, usando a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. Porém, preferiu fazer todo o processo pelo Idema.

Se não tivessemos em Natal importantes braços da imprensa local completamente radicalizados, Álvaro Dias já estaria desmoralizado no caso. Mas não. Ele joga tranquilamente, tentando construir uma falsa polarização em uma obra que atrasou o planejamento para o seu ínicio, mentindo do começo, passando pelo meio e chegando ao fim de tudo que fala.

Cultivo fortes suspeitas de que, após as entrevistas, os agentes da prefeitura, incluindo seu líder maior, ficam rindo no privado a respeito das próprias afirmações.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.