10 de julho de 2023

Prefeitura do Natal inventa narrativa na Engorda de Ponta Negra como fez com a ivermectina na pandemia: chegou a comemorar o sucesso da estratégia com Natal apresentando índices de contágios e mortes maiores do que os do RN e do Brasil

Autor: Daniel Menezes

A Prefeitura do Natal inventa narrativa no caso da Engorda de Ponta Negra como fez com a ivermectina na pandemia, chegando a comemorar o sucesso da estratégia com Natal apresentando índices de contágios e mortes maiores do que os do RN e do Brasil.

As boas redações não têm mais capacidade de apuração. E há as corrompidas pela pós-verdade bolsonarista. Resultado: a prefeitura mente e inventa e fica o dito pelo não dito.

Aqui, nessa entrevista a Agência Pública, o secretário de saúde de Natal avisa que o comitê científico de Natal está elaborando uma pesquisa para apresentar os resultados positivos do uso da ivermectina como medicamento profilático contra a covid:


Em entrevita a pública, o secretário municipal de saúde, George Antunes, contou que no “início” da aplicação do tratamento medicamentoso da Covid-19, a secretaria trabalhou “com estudos observacionais”, mas que um estudo clínico mais consistente sobre a eficácia de ivermectina contra o coronavírus está sendo produzido pelo médico infectologista Fernando Suassuna, presidente do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, criado pela prefeitura no fim de maio. Suassuna é grande entusiasta da ivermectina – chegou até a defendê-la em uma audiência pública virtual realizada pela Câmara dos Deputados em julho.

 

Obviamente, essa pesquisa nunca apareceu. Nesse mesmo momento, enquanto a prefeitura comemorava de forma macabra o sucesso da estratégia, ganhando votos em período eleitoral com a distribuição de remédio, assim estava o índice de contágio e morte de covid em Natal, no RN e no Brasil. Note que Natal está na pior condição.

Membros da prefeitura fizeram todo tipo de peripécia. Apenas essa aí já seria mais do que suficiente para a completa perda de moral desse grupo político. Mas tiveram mais, muito mais. Eles distribuíram "evidências científicas" forjadas de falsos sites acadêmicos (c19study, ivimetta etc) como comprovação de que o remédio de verme funcionava contra covid, em um bate-bola com a imprensa local completamente bolsonarizada.

A estratégia no caso da engorda é idêntica. Trata-se de utilizar a situação para tentar forjar um "inimigo da cidade", que no caso seria o "Governo do PT", que através do seu órgão licenciador, estaria travando o desenvolvimento do município por questões ideológicas.

Com isso, o Prefeito de Natal Álvaro Dias pode aparecer como o defensor da modernidade, das boas obras e se projetar como força política para 2024. 

Converso com jornalistas de algumas redações no privado. Alguns relatam que há orientação para não publicar nada contra o prefeito. Daí que eles passam as informações para este blog, que solta tudo com a garantia óbvio do anonimato da fonte. Outros reconhecem que falta redação para apurar e a prefeitura acaba se aproveitando desse vácuo.

No caso da engorda, a própria prefeitura poderia ser o órgão licenciador, mas preferiu passar para o Idema. O Idema, ainda do governo Robinson Faria, pediu esclarecimentos sobre o Estudo de Impacto Ambiental e eles nunca foram entregues. É tudo público. É só ligar os pontos. Eu fiz em duas postagens (aqui e aqui).

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.