12 de julho de 2023

Potiguar Thalita Simplício conquista ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico

Autor: Cecília Marinho

A potiguar Thalita Simplício conquistou nesta terça-feira o bicampeonato mundial nos 400m T11. Ela venceu a prova no Estádio Sebastian Charlety, em Paris, com o tempo de 56s60. É a primeira mulher do Brasil a conquistar a medalha de ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico, que segue até o dia 17 de julho.

- Estou muito feliz. Gostei muito da corrida. Aconteceram alguns erros, mas conseguimos contorná-los no decorrer da prova e finalizar bem. Agora vamos partir para os 100m e os 200m para buscar mais medalhas - falou.

Foi a quarta medalha de Thalita em Mundiais de atletismo. Ela foi ouro nos 400m e prata nos 200m em Dubai 2019, além de bronze nos 400m em Doha 2015.

Thalita também comemorou a conquista em uma rede social:

"Com grande gratidão transbordando em meu coração, celebro a conquista do bicampeonato mundial trazendo novamente o título para o Brasil. Gostaria de expressar minha profunda admiração e reconhecimento ao meu treinador e guia, Felipe Veloso, por seu excelente trabalho, assim como a toda a nossa equipe. Sem vocês, nada disso seria possível", destacou.

"Como atleta paralímpico, tenho um imenso orgulho em levar um pouco do meu trabalho a todos os lares brasileiros e ao redor do mundo. Busco, de alguma forma, promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, para que possamos sonhar juntos com uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham oportunidades", reforçou na postagem.

Thalita Simplício, 25 anos, nasceu com glaucoma. Tinha baixa visão, mas, aos 12 anos, tornou-se totalmente cega. Após passar por modalidades como natação, karatê e goalball, ela começou no atletismo aos 15 anos, em um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O primeiro título mundial dela nos 400m havia sido conquistado em 2019, em Dubai, no Emirados Árabes Unidos. A potiguar também conta com duas medalhas de prata - nos 400m e nos 200m - nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Fonte: Globo Esporte GE

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.