15 de julho de 2023

Sobre a estranha postura do SINTE com o Governo do RN e a Prefeitura do Natal

Autor: Daniel Menezes

Nos bastidores há certa estupefação com a postura extremamente combativa do Sindicato dos Professores do RN com o governo do RN, que supostamente seria alinhado ideologicamente, e o alinhamento automático com acordo bom para a prefeitura do Natal, que em tese é distante politicamente. O mundo às vezes é estranho.

O governo do RN apertou as contas para conceder um aumento salarial para além do que preconiza a lei do piso. Deu a elevação a todas as faixas salariais, para ativos e inativos, gerando uma elevação de folha de 1 bilhão por ano. A prefeitura foi compreendida nas dificuldades impostas pela LRF, compreensão que o governo não recebeu.

No acordo oferecido pela prefeitura do Natal e aceito pelo Sinte, os professores irão receber 7% de elevação retroativos a janeiro de 2023 em quatro parcelas de janeiro a abril de 2024.O próprio sindicato fala em defasagem na casa dos 60%. 

O governo aperta as contas para continuar pagando os salários em dia. A prefeitura do Natal judicializou, impôs derrotas aos professores e no final ganhou um acordo melhor.

Em política, caro leitor, o realismo sempre se impõe. O exemplo ficou.

[1] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Antonio

O jornal poderia perguntar ao Sinte sobre sua estranheza. Acho q grande parte dos professores q estão acompanhando essa luta, assim como eu, tb sabem já q a resposta é bem simples. Basta perguntar...