20 de julho de 2023

Cada um fala o que quer

Autor: Thiago Medeiros

O Bastidor - 

O chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, tem um culpado para sacar quando alguém diz que a falta unidade no discurso do governo: o perfil dos seus colegas ministros.

Como os ministérios de Lula são comandados basicamente por ex-governadores - Wellington Dias, Rui Costa, Camilo Santana, Waldez Góes, Marcio França e Renan Filho - ex-candidatos a presidente - Simone Tebet e Marina Silva - e por nomes de destaque na sociedade - Anielle Franco e Silvio Almeida, cada um tem a sua equipe e a sua forma de lidar com a comunicação.

Pimenta tem dito que os colegas não são habituados a dar satisfações, pois eram eles que costumavam dar a palavra final sobre a própria comunicação.

Exemplos de ruídos no governo se avolumaram no primeiro semestre. O último caso foi do chefe do GSI, general Marco Amaral, que anunciou, sem consultar ninguém, a possibilidade de taxar usuários de internet. Foi imediatamente desautorizado por Pimenta.

Antes, o ministro de Portos e Aeroportos, Marcio França, divulgou um programa (que não existia) para vender passagens aéreas a R$ 200. Foi repreendido por Lula, que chamou ironicamente de ‘genialidade’ a iniciativa de França.

A avaliação sobre o principal culpado pela falta de unidade na comunicação do governo varia, de acordo com o ministro que é consultado. Enquanto Pimenta responsabiliza os colegas, a maioria dos colegas devolve ao próprio Pimenta a dificuldade de divulgar ações governamentais. 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.