22 de julho de 2023

O sinal e o ruído: Resultados de Jean na Petrobras

Autor: Thiago Medeiros

No mundo da opinião pública um dos grandes desafios para todos é reconhecer o que é sinal e o que é ruído. O Sinal é aquilo que realmente importa, lastreado em verdades e fatos concretos, já o ruído é o que vem a superfície para confundir, serve para desviar o foco e muito é usado para construir distorções na política.

Atualmente estamos assistindo a necessidade de um filtro. Durante o momento atual do Governo Federal, o Centrão e claro, figuras internas (a julgar por seus interesses) usam do momento para plantar ruídos por todo canto, a cada dia temos nomes que surgem como alvo para simplesmente confundir a opinião pública e desconstruir um trabalho para um possível "posto" a ser capturado pela máquina fisiológica.

Com a Petrobras, a jóia da coroa, não seria diferente. Difícil mapear quantos atores teriam interesse, legais ou não, nela. Lula já avisou que sua escolha está mantida, trata-se de Jean Paul, senador pelo Rio Grande do Norte. Para você entender o sinal, veja que dentro daquilo que Lula colocou como meta durante as eleições e início do governo e o que Jean tem realizado:

1) Nova política de preços de combustíveis, resultando preços mais baratos;

2) Preço do gás despencando;

3) Produção recorde de combustíveis;

4) Concursos público e abertura de mais vagas para trabalhadores;

5) Uma empresa mais sustentável;

6) Ganho de eficiência nas refinarias;

7) Estratégia de diversificação com inclusão das energias renováveis, garantindo uma Petrobras por mais 70 anos;

O ruído fica por parte dos ataques que Jean vem sofrendo recentemente na mídia. Claro que faz parte do jogo, mas é preciso separar o joio do trigo. Lula sabe que a Petrobras é talvez a grande vitrine do governo e que ela não fará parte do jogo do centrão.

Lula já avisou ao Ministro Alexandre Silveira e ao próprio Jean, para encontrarem sinergias. Mas vejam que Silveira em entrevista recente insiste em atacar o atual presidente da Petrobras. Mais uma vez, o que importa é o sinal. O sinal para o presidente Lula: Silveira não quer paz, quer caos.  E isso pode ser perigoso, Jean joga o jogo dos resultados, trabalha para ao invés de boataria apresentar ainda mais resultados positivos para seu chefe: LULA.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.