26 de julho de 2023

Médicos de Natal decidem continuar em greve e marcam novo protesto para a frente da prefeitura

Autor: Daniel Menezes

Médicos durante manifestação em frente à Prefeitura do Natal nesta terça-feira (25) - Foto: Sinmed RN / Reprodução

Da 98 FM - O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN) decidiu nesta terça-feira (25) dar continuidade à greve da categoria em Natal por mais dois dias. Segundo o que ficou decidido em assembleia, haverá paralisações na quinta e na sexta, dias 27 e 28.

Na quinta-feira, os médicos se reúnem na sede do sindicato, na Cidade Alta, a partir das 9h e, em seguida, saem em carreata, passando pela Prefeitura de Natal e seguindo até a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Uma nova assembleia será realizada na quinta-feira, às 19h, na modalidade hibrida, para definir as ações da sexta-feira.

A greve dos médicos de Natal foi iniciada nesta terça-feira (25) e terá assembleias praticamente todos os dias para avaliar os rumos da paralisação. Nesta terça-feira, os médicos fizeram uma manifestação em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da prefeitura, para cobrar uma audiência com o prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

A principal pauta de reivindicação é a incorporação aos salários da gratificação para atendimentos de urgência e emergência. Hoje, os médicos em atividade recebem um extra de R$ 2.750, mas essa verba não permanece na remuneração quando os profissionais são aposentados e também não é paga quando os médicos tiram licença.

De acordo com Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed-RN, a prefeitura tem dito que concorda apenas com o pagamento da gratificação nos casos de licença, mas não tem sinalizado concordância sobre a incorporação da remuneração de maneira permanente. Os médicos alegam que a gratificação compensa os baixos salários da categoria, e que o valor corresponde a 25% da remuneração deles.

Os médicos cobram que a pauta de reivindicação seja discutida com o prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que até agora não recebeu a categoria.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde não se manifestou.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.