2 de agosto de 2023

Fim do sonho: Brasil empata com Jamaica e Marta se despede da sua última Copa do Mundo

Autor: Cecília Marinho

 Nesta terça-feira (02/08) a seleção brasileira feminina entrou em campo em partida decisiva contra Jamaica pela vaga nas oitavas de finais da Copa do Mundo. Com Marta de titular, apenas a vitória interessava o Brasil para avançar na competição, uma vez que a frágil seleção do Panamá não deveria assustar a França no outro confronto. 

Mesmo com um inicio interessante no primeiro tempo, boa intensidade e troca de passes no último terço do campo, o Brasil não conseguiu furar a forte defesa da Jamaica que ainda não foi vazada na competição. Essa pode ser considerada a pior participação do Brasil em copas, que desde 1995 não caía na primeira fase. 

 

PRIMEIRO TEMPO

Após perder para a França, a seleção mostrou uma nova postura nos primeiros minutos da partida, criando sua primeira oportunidade logo aos 4 minutos com Debinha tocando para Marta, a rainha tentou um chute com a perna direita, mas, a experiente goleira Becky Spencer do Totteham fez a defesa. 

O Brasil insistiu criando novas oportunidades mas não conseguiu assustar a meta de Spencer, investindo em jogadas pelo lado do campo e com pouca criatividade pelo meio. Com uma Jamaica fechada e povoando o meio, destacou-se a zagueira Rafaella do Orlando Pride que partindo da defesa armou as principais jogadas do Brasil na primeira etapa, construindo pelo centro, com ótimos lançamentos. 

Com Marta e Debinha comandando o ataque canarinho, o primeiro tempo terminou com 7 finalizações para as brasileiras e nenhuma da seleção jamaicana. 

 

SEGUNDO TEMPO

Na segunda etapa o Brasil continuou a demonstrar intensidade, no entanto, com menos organização. A técnica Pia colocou Bia Zaneratto que fez uma boa estreia na copa, mas não conseguiu furar o bloqueio da Jamaica.

A partir dos 20, com algumas chances desperdiçadas, o nervosismo tomou conta das brasileiras que partiram para o "abafa", chegando a ter 85% de posse de bola, mas sem objetividade. 

Aos 35  Pia substituiu Marta, Luana e Antônia e Geyse, Duda Sampaio e Andressa Alves. Na sequência, Geyse fez tabela com Bia Zaneratto que chutou para fora. 

O Brasil tentou, contudo a Jamaica controlou o jogo, povoando o meio e fechando as linhas, apostando no contra-ataque com sua melhor jogadora Bunny' Shaw, que só esse ano soma 31 gols em 31 jogos pelo Manchester City e sua seleção, certamente uma das melhores atletas da atualidade. 

Aos 48, a seleção brasileira teve sua última chance após escanteio, mesmo com todos na area, inclusive a goleira Letícia, a bola ficou solta, e novamente, a goleira jamaicana defendeu. Após isso, a árbitra apitou o fim do jogo e o Brasil pela terceira vez foi eliminado na fase de grupos. 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.