16 de agosto de 2023

Pesquisa Atlas: 67% dizem que Forças Armadas tiveram imagem impactada pelo caso das joias

Autor: Cecília Marinho

Uma pesquisa Atlas divulgada nesta quarta-feira (16) aponta que 67% dos brasileiros tiveram uma mudança negativa em sua percepção sobre as Forças Armadas por conta do caso de desvio de joias do patrimônio público presenteadas por autoridades estrangeiras.

O levantamento coletou respostas de 700 pessoas virtualmente entre segunda (14) e terça-feira (15). O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro, de 4 pontos percentuais, para mais e para menos.

Os entrevistados foram questionados se o caso das joias teve algum impacto na percepção que tinham sobre as Forças Armadas, Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e a Polícia Federal. As Forças Armadas e Bolsonaro tiveram maior impacto negativo, como mostra o gráfico abaixo.

Pesquisa Atlas: O caso das joias teve algum impacto na sua percepção sobre os atores a seguir? Impactou muito negativamente: 44% Forças Armadas, 37% Jair Bolsonaro, 37% Michelle Bolsonaro, 24% Polícia Federal (PF). Impactou negativamente: Forças Armadas 23%, Bolsonaro 17%, Michelle 15%, PF 20%. Não impactou: Forças Armadas 28%, Bolsonaro 37%, Michelle 39%, PF 27%. Impactou positivamente: Forças Armadas 2%, Bolsonaro, 2%, Michelle 5%, PF 18%. Impactou muito positivamente: Forças Armadas 4%, Bolsonaro 7%, Michelle 5%, PF 12%.

Pesquisa Atlas sobre o caso das joias desviadas do acervo público envolvendo Bolsonaro e aliados. / Reprodução

De acordo com a pesquisa, praticamente três em cada quatro pessoas acredita estar bem informada sobre as investigações da Polícia Federal (PF) sobre as tentativas de vendas de joias recebidas por Bolsonaro durante seu mandato – 72,7% dos brasileiros.

Outros 20,9% disseram que ouviram falar do assunto, mas não estavam muito informados, e outros 6,4% não ouviram falar do assunto.

Questionados se acreditam no envolvimento direto do ex-presidente no desvio das joias do acervo da Presidência e na tentativa de vendê-las, mais da metade respondeu afirmativamente.

Pesquisa Atlas: Envolvimento direto de Bolsonaro no caso das joias

  • Sim: 54,3%
  • Não: 35,6%
  • Não Sei: 10%

Questionados se Bolsonaro “cometeu algum crime ou algum erro” no caso das joias, 49,1% respondeu que o ex-presidente cometeu um crime, 30,8%, que não cometeu nenhum crime e nenhum erro, 11,4%, que cometeu um erro político, mas não um crime, e 8,6%, não soube responder.

Fonte: CNN Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.