17 de agosto de 2023

Jogo jogado: se Paulinho Freire tem pressa, Álvaro Dias usa o tempo contra Freire

Autor: Daniel Menezes

O pré-candidato Paulinho Freire pediu celeridade ao prefeito de Natal Alvaro Dias na definição sobre se irá apoiá-lo na sua intenção de disputar a prefeitura do Natal em 2024. O prefeito, que tinha discutido e rompido com Freire no início do ano, voltou atrás e disse pode ir com Paulinho ano que vem.

Ora, trata-se de jogo jogado. É difícil que desse mato saia cachorro. Como já disse aqui, Dias precisa de alguém completamente leal, para que, uma vez eleito, lhe devolva a gentileza e o apoie em 2026 quando ele pretende disputar o governo ou o senado.

Paulinho pode indicar com 100% de certeza que vai colocar toda a máquina aos pé de Álvaro Dias? Ora, eles não conseguem nem chegar a um acordo sobre o pleito do próximo ano?! Que dirá concatenar estratégias para daqui há três anos... Além disso, é para lá de estranho alguém querer apoio e ir para o jornal cobrar celeridade na resposta. Isto simplesmente vai de encontro a qualquer etiqueta básica da política.

A fala de Alvaro Dias é mero despiste. É pouco provável que ele vá de Paulinho Freire porque, desse modo, seus interesses não seriam atendidos. Apoiar Paulinho ano que vem é sinônimo de risco para ele em 2026. Eu sei disso aqui, olhando para este computador. Álvaro Dias e Paulinho Freire sabem também. Daí ser pouco provável que o acordo venha a se desenvolver.

É legítimo que Freire tenha pressa. Sua candidatura precisa decolar. Já Dias pode cozinhar e desidratar Paulinho. Afinal, de máquina na mão, tem como trabalhar outros nomes e tentar melhorar a avaliação de sua gestão de maneira que sua capacidade de transferência de voto também se fortaleça. 

O uso da cartada dos vereadores por Paulinho Freire, que formou inegável bom trânsito na câmara municipal do Natal após ter presidido a casa, é fogo de palha. Caso não se viabilize, os vereadores não morrerão na praia abraçados com Freire por senso de coleguismo. A política não funciona assim e Álvaro Dias sabe disso. Por isso que as matérias citando hoje a quantidade de vereadores endossando o nome de Paulinho não comovem e não geram nada de concreto.

Paulinho Freire está mobilizando todo o arsenal possível para conseguir caminhar com Álvaro Dias ano que vem. Só que, pelo que Dias almeja de 2024 e de 2026, não será com demonstração de força, mas com vestes de fragilidade e subserviência que as chances com o prefeito de Natal aumentarão.

Posso errar, mas acredito que esta Freire já perdeu.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.