22 de agosto de 2023

América empata e se complica na competição

Autor: Redação

Da Tribuna do Norte - Sob os olhares de 21.735 torcedores, o América empatou com a Aparecidense por 0 a 0, continua vivo na luta para escapar do rebaixamento, mas agora, além de vencer o Floresta na rodada programada para o próximo sábado, terá de torcer para o Manaus não vencer o Figueirense, em Santa Catarina. A partida marcou a despedida do Alvirrubro da Arena das Dunas na temporada, com a equipe numa situação dramática para não sofrer o efeito ioiô entre as séries C e D.

Os resultados colaboraram e o América entrou para encarar a Aparecidense sabendo exatamente o que precisava fazer para aumentar as chances de permanecer na Série C no próximo ano. Com a casa cheia, embora a equipe necessitasse dos três pontos, o duelo era um jogo de paciência e a equipe tocava a bola buscando a maior precisão possível, na busca de não dar brechas para um contragolpe adversário.

 

O tempo foi passando e a fase de estudos das duas equipes se esgotou a partir dos 15 minutos, quando o alvirrubro partiu com mais determinação para buscar o único resultado que interessava no jogo, a vitória. Aos 17 minutos, a massa alvirrubra nas arquibancadas ficou com o grito de gol preso na garganta depois que o árbitro marcou um impedimento dos mais duvidosos, num lance em que após uma boa trama pelo meio, a bola foi passada para Rafinha, que parecia na mesma linha dos defensores. O jogador dominou, passou pelo adversário e bateu para o fundo da rede, mas a jogada foi anulada.

 

Podendo até empatar para se manter numa boa situação, a Aparecidense respondeu depois de uma bobeada de Rodriguinho que saiu errado com a bola e permitiu um contra-ataque rápido, em que Ferreira entrou na cara do gol, mas Renan Bragança salvou abafando o chute do atacante, para alívio dos torcedores.

 

A partida era muito equilibrada, porque os goianos buscavam explorar o desespero dos americanos e vez ou outra conseguiam encaixar uma boa jogada e chegar com perigo a área Alvirrubra. Mas os americanos buscavam mais o resultado e também rondavam com perigo o gol de Pedro Henrique, que nas vezes em que foi acionado, mostrou segurança. Do outro lado, o goleiro do América também teve de trabalhar para segurar o zero a zero, como no chute de Ferreira, de fora da área, que Renan conseguiu mandar para escanteio, naquele que foi o último lance de perigo da etapa inicial.

 

Com apenas 45 minutos para decidir a partida a seu favor, o América começou em cima do adversário, mas os goianos não esmoreciam, porém de forma gradativa a pressão aumentava e o Alvirrubro com Wallace Pernambucano e Gabriel, em lances distintos, mas seguidos, acertaram por duas vezes o travessão do goleiro Pedro Henrique. Depois o goleirão fez bela defesa espalmando um chute de João Lucas, que fez a torcida acender de vez na arquibancada. Também não era para menos, em sete minutos, a equipe realizou cinco finalizações.

 

Todo no ataque e praticamente sem permitir que o adversário cruzasse a linha divisória do campo, os jogadores americanos testavam chutes de todas as formas na tentativa de surpreender o goleiro adversário, que num dia iluminado pegou mais uma bomba de Gabriel Silva, que arriscou da meia lua. Mas Renan Bragança também estava bem, e numa bela finalização de Calyson, ele salvou mais uma os potiguares.

 

Após 20 minutos de uma pressão absurda sobre a Aparecidense, o Alvirrubro foi obrigado a desacelerar e o adversário voltou a pisar com mais frequência na área alvirrubra, reequilibrando a partida. Depois de sofrer um apagão, os donos da casa voltaram a ter boas oportunidades depois dos 35. Matheusinho perdeu um gol feito após saída de bola errada da defesa goiana, chutando em cima do goleiro. A essa altura já havia uma alta dose de dramaticidade na partida, até porque a resposta veio rápido com que Robert entrou na área, passou pelo defensor e chutou forte para fora.

 

Com oito minutos de acréscimo, os torcedores voltaram a se animar e incentivar a equipe a tentar tirar o insistente 0 a 0 do placar. Mas ao mesmo tempo que faltava fôlego para o clube natalense, sobrava determinação aos goianos, que vieram à capital potiguar com propósito de sair de Natal com um ponto na bagagem, considerado importante na luta pela permanência da Aparecidense na Série C.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.