24 de agosto de 2023

'Acréscimo de carga' em encosta pode ter provocado desabamento parcial de 8 casas em Natal, aponta vistoria preliminar do CREA

Autor: Cecília Marinho

Uma vistoria preliminar realizada a pedido Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN) apontou que um "acréscimo de carga" na encosta pode ter provocado o desabamento parcial de oito casas no bairro Neópolis, na Zona Sul de Natal, na segunda-feira (21).

A avaliação foi feita pelo engenheiro Eunélio Silva, que é assessor técnico do conselho. O relatório, no entanto, não é definitivo, mas será encaminhado à prefeitura de Natal, já que o Poder Executivo irá elaborar um laudo definitivo sobre o desabamento. Eunélio acredita que esse tipo de laudo pode ser emitido em até 10 dias.

"O que deve ter ocorrido - e essa é uma opinião técnica minha, pessoal - é que houve um acréscimo de carga sobre essa proteção e que veio a desestabilizar essa cortina de proteção que foi criada no entorno da lagoa", disse.

"O local foi projetado para conter a encosta e não para fazer construções em cima da encosta, que foi o que ocorreu. Então isso aí contribuiu com certeza para a desestabilização".

 

O engenheiro diz que o local era inadequado para construção de residência, por se tratar de uma área de contenção. Moradores alegam que alertaram a prefeitura de Natal sobre os riscos recentes que o terreno apresentava, em busca de uma solução, mas não tiveram resposta.

"De imediato nós conseguimos avaliar e averiguar que foi feita uma construção no local totalmente inadequada, porque a estrutura existente no contorno da lagoa é de contenção das encostas e de proteção das unidades residenciais existentes no locais", explicou o assessor técnico do CREA.

Eunélio diz que quando a contenção foi feita - e segue até hoje - ao lado das casas que existiam no trecho, "não houve problema nenhum".

O engenheiro reforçou, no entanto, que essa é uma vistoria preliminar, e que foi realizada porque o CREA se sentiu na obrigação de fazê-la, mas que o laudo definitivo do que ocorreu na encosta será emitido em laudo pela prefeitura de Natal.

 

Casas interditadas

 

As oito casas que desabaram parcialmente no Conjunto Pirangi, no bairro Neópolis, foram interditadas pela Defesa Civil de Natal, na própria segunda-feira (21), dia do acidente.

 

O caso aconteceu por volta das 6h30, na Rua Marcassita. A área fica no entorno da lagoa Ouro Preto. A Prefeitura de Natal confirmou que 20 pessoas estão desabrigadas.

Em contato com a reportagem da Inter TV Cabugi, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) informou que foi oferecido abrigo aos moradores das residências, mas todos decidiram se abrigar em casas de familiares.

Ainda segundo a Semtas, as famílias atingidas serão beneficiadas pelo aluguel social e receberão cestas básicas.

 

Risco conhecido

 

A Defesa Civil de Natal já havia identificado risco de desmoronamento em um muro de contenção que desabou junto com as partes de trás de seis casas, na manhã desta segunda-feira (21) em Natal.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, o muro de contenção ficava no entorno da lagoa de captação Ouro Preto, localizada atrás das casas. A lagoa tem cerca de 15 anos, segundo ela.

Ao longo dos últimos anos, os moradores da região já tinham chamado as equipes do município ao local e os técnicos identificaram riscos. Ainda de acordo com ela, nas análises feitas há mais de um ano, não havia risco iminente de desmoronamento.

De acordo com Fernanda Jucá, após o problema ter sido analisado, inicialmente, os moradores foram orientados a informar piora do quadro no local e também a não colocarem sobrecarga nas áreas de trás dos imóveis. Ainda de acordo com ela, árvores como coqueiro e um grande pé de algodão foram encontrados na manhã desta segunda-feira (21).

Fonte: G1 RN 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.