24 de agosto de 2023

CNN tem acesso às mensagens de WhatsApp enviadas por Bolsonaro a empresário; veja a lista

Autor: Cecília Marinho

CNN acessou as mensagens que o presidente Jair Bolsonaro (PL) encaminhou ao empresário Meyer Nigri, fundador da Tecnisa. Elas integram relatórios da Polícia Federal na investigação que apura o grupo de WhatsApp de empresários que debateram a possibilidade de um golpe de Estado caso Bolsonaro perdesse as eleições.

De acordo com o relatório, Meyer recebeu diversas mensagens de um contato denominado “Bolsonaro 8”. Uma das mensagens dizia que o ministro do STF Luís Roberto Barroso “mente” e que há um “desserviço à democracia dos três ministros do TSE/STF” que faz “somente aumentar a desconfiança de fraudes preparadas por ocasião das eleições”.

Bolsonaro (PL) confirmou à CNN nesta quarta-feira (23) que enviou mensagem ao empresário Meyer Nigri pelo WhatsApp – na qual citou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso, em junho de 2022 – e disse que não viu problema no envio.

CNN revelou em primeira mão na segunda-feira (21) que o ministro Alexandre de Moraes arquivou a apuração contra seis empresários e que a PF viu elo entre Bolsonaro e Meyer Nigri na disseminação de fake news.

Segundo a PF, “o ex-presidente Jair Bolsonaro atuava como difusor inicial das mensagens de conteúdo de interesse para a investigação (mensagens de conteúdo falso, ataques às instituições e ao sistema eleitoral)” e “a análise do material pela PF permitiu verificar a atuação incisiva de Nigri como um dos amplificadores de notícias não lastreadas ou conhecidamente falsas, que originalmente foram encaminhadas por Jair Bolsonaro”.

A PF também constatou que Nigri entrou no grupo no dia 7 de abril de 2022. Esse grupo tinha 116 contatos, e, entre 7 de abril e 23 de agosto de 2022, foram trocadas mais 19.900 mensagens, 8.585 arquivos entre imagens, áudios, documentos e vídeos, totalizando 6.3 GB de dados armazenados. Somente Nigri remeteu 376 mensagens neste grupo.

Confira o histórico de mensagens

  • 05/02/2022 – Nigri encaminha uma reportagem em que o ministro do STF, Edson Fachin, critica as acusações de Jair Bolsonaro em relação à Justiça Eleitoral. Em seguida são encaminhadas outras mensagens afirmando que o TSE está sendo atacado há anos por hackers.
  • 05/02/2022 – Nigri repassa um texto com os dizeres “O que escondem Moraes e Barroso sobre as eleições de 2018, onde o presidente afirma que ganhou em primeiro turno?”
  • 15/02/2022 – Bolsonaro encaminha uma mensagem dizendo: “Já estamos no espaço aéreo russo. Bom dia a todos.”
  • 28/02/2022 – Bolsonaro encaminha uma imagem desejando bom dia a Nigri.
  • 01/05/2022 – Bolsonaro encaminha a seguinte mensagem: “Hackers impediram Bolsonaro de ganhar as eleições de 2018 no 1º turno.” (Segundo a PF, Nigri encaminhou essa mensagem para quatro grupos de WhatsApp).
  • 22/05/2022 – Bolsonaro envia para Nigri texto dizendo: “Em 2006 Lula permitiu que a Bolívia nacionalizasse uma refinaria da Petrobras. Hoje a Bolívia corta 30% do gás para o Brasil, priorizando a Argentina (Kirchner). Nos parece combinado entre os companheiros para encarecer o gás no Brasil e jogar a população contra o Presidente Bolsonaro, ajudando a esquerda.”
  • 24/05/2022 – Bolsonaro envia um texto editorial de um jornal com a seguinte frase: “Um editorial para aqueles que acreditam nas urnas e nos apoiadores das leis no TSE. Michel Temer será a 3ª via, bem como teremos Alexandre de Moraes presidindo o TSE por ocasião das eleições. É a luta do bem contra o mal. Deus, pátria, família e liberdade.”
  • 06/06/2022 – Nigri envia para um grupo da família um vídeo de uma rede social com uma entrevista contendo notícias falsas em relação à vacina contra a Covid-19. Neste vídeo o entrevistado afirma que vacinas como a Pfizer e a Moderna desativam o sistema imunológico. Uma familiar de Nigri comenta: “Nem repassa baboseira que o Bolsonaro falou.”
  • 21/06/2022 – Bolsonaro envia um vídeo a Nigri em que inicialmente aparece Alexandre de Moraes ratificando a confiabilidade do sistema eleitoral, e posteriormente uma pessoa relata um esquema de fraude nas eleições.
  • 26/06/2022 – Bolsonaro encaminha um vídeo com um texto atacando ministros do STF. O texto começa com “Ministro Barroso faz peregrinação ao exterior” e depois continua dizendo que “todo esse desserviço à democracia dos três ministros do STS/TSE. Segundo a PF, essa mensagem foi encaminhada por Nigri para sete grupos de WhatsApp.
  • 21/07/2022 – Bolsonaro encaminha a Nigri um tweet contendo ilações sobre fraudes no sistema eletrônico de votação.
  • 08/08/2022 – Bolsonaro encaminha a Nigri um texto dizendo que “O STF será o responsável por uma Guerra Civil no Brasil”. Segundo a PF, Nigri encaminhou a mensagem a nove grupos.

O advogado Marcelo Bessa, que defende Bolsonaro, disse que não iria se manifestar.

O advogado de Nigri, Alberto Toron, encaminhou a CNN a seguinte nota:

“Meyer Nigri reafirma que jamais foi disseminador de notícias falsas, mas apenas, de forma eventual e particular, encaminhou mensagens de terceiros no aplicativo WhatsApp para fomentar o legítimo debate de ideias.

Inclusive, sequer possui contas em redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram, nem em qualquer outra plataforma de disseminação em massa.

Por fim, com serenidade e respeito, reforça confiar na justiça e ter plena certeza de que ficará devidamente demonstrado que não praticou crime algum.”

Fonte: CNN Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.