14 de setembro de 2023
Lula convida comitiva de 24 parlamentares para viagem aos EUA; veja lista
Autor: Cecília Marinho
Deputados e senadores estarão na abertura da Assembleia-Geral da ONU; expectativa é de que, durante a viagem, o presidente trate com Pacheco e Lira suas preferências para PGR e STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou uma comitiva parlamentar para acompanhá-lo na viagem aos Estados Unidos para a abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na próxima terça-feira (19).
Ao todo, a comitiva brasileira deve ser integrada por 24 congressistas, incluindo os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
A lista, elaborada pelo Palácio do Planalto e obtida pela CNN Brasil, inclui, por exemplo, senadores do PT, PSB e PDT e deputados federais do PSD, Podemos, União Brasil e PSDB.
A expectativa é de que, durante a viagem, Lula trate com Pacheco e Lira sobre as sucessões na Procuradoria-Geral da República (PGR) e no Supremo Tribunal Federal (STF).
O mandato do procurador-geral da República Augusto Aras se encerra no dia 26 de setembro.
Em 2 de outubro, a ministra Rosa Weber completa 75 anos, idade da aposentadoria compulsória.
Lula pretende definir na próxima semana o sucessor de Aras. Em relação a Weber, a escolha pode ficar para novembro, segundo assessores presidenciais.
Em abril, Lula convidou Pacheco para viagem oficial à China. No destino, segundo aliados do petista e do senador, trataram sobre a indicação de Cristiano Zanin à Suprema Corte.
A sabatina dos indicados para a PGR e para o STF ocorre na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal.
Eles precisam ser aprovados pelo plenário da Casa Legislativa, votação marcada por Pacheco. Desde a transição, Lula costuma fazer elogios a Pacheco. Segundo assessores do governo, o petista considera o senador ponderado e moderado e gosta de ouvi-lo antes de tomar decisões.
Confira a lista completa da comitiva de parlamentares:
Senadores
1. Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
2. Augusta Brito (PT-CE)
3. Ana Paula Lobato (PSB-MA)
4. Cid Gomes (PDT-CE)
5. Fabiano Contrato (PT-ES)
6. Jaques Wagner (PT-BA)
7. Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP)
Deputados
1. Arthur Lira (PP-AL)
2. Antonio Brito (PSD-BA)
3. Bruno Ganem (Podemos-SP)
4. Dandara (PT-MG)
5. Duarte Jr. (PSB-MA)
6. Duda Salabert (PDT-MG)
7. Elmar Nascimento (União-BA)
8. Fred Costa (Patriota-MG)
9. Guilherme Boulos (PSOL-SP)
10. José Guimarães (PT-CE)
11. Jack Rocha (PT-ES)
12. Luis Tibé (Avante-MG)
13. Natalia Bonavides (PT-RN)
14. Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP)
15. Pedro Campos (PSB-PE)
16. Zeca Dirceu (PT-PR)
17. Welinton Prado (Solidariedade-MG)
Fonte: CNN Brasil
[0] Comentários | Deixe seu comentário.