10 de outubro de 2023

De Gal Gadot a Kylie Jenner, artistas dividem opiniões sobre Israel x Palestina

Autor: Cecília Marinho

Madonna, Katy Perry e mais famosos usaram as redes sociais para declararem seus posicionamentos sobre o conflito

 

Desde o final de semana, Israel e Palestina estampam os noticiários ao redor do mundo diante de um conflito que perdura há décadas no Oriente Médio.

Nas redes sociais, a questão divide opiniões. De um lado, há quem evite se posicionar, seja por falta de conhecimento ou medo de possíveis retaliações. Do outro, aqueles que se colocam a favor de Israel ou da Palestina.

Abaixo, a CNN reuniu diversos famosos nacionais e internacionais que usaram seus perfis para lamentar os ataques. Confira:

  • Gal Gadot 

Intérprete da Mulher-Maravilha, a atriz Gal Gadot, nascida em Tel Aviv, em Israel, expressou sua preocupação com o conflito e declarou que seu coração está doendo. “Rezando por todos que estão sofrendo”, disse ela no Instagram.

Em outra publicação, a estrela, de família judia, manifestou seu apoio à Israel com uma imagem da bandeira do país. “Eu estou do lado de Israel, e você também deveria estar. O mundo não pode ficar em cima do muro quando estes horríveis atos de terror estão acontecendo”, acrescentou.

  • Madonna

No Instagram, Madonna também deu sua opinião sobre o conflito. “Ver todas essas família e especialmente crianças sendo pastoreadas, agredidas e assassinadas nas ruas é de partir o coração”, iniciou a cantora que acrescentou dizendo que os conflitos nunca podem ser resolvidos com violência.

Na sequência, a artista prestou seu apoio à nação israelita. “Vamos todos orar. Para Israel. Pela paz. Para o mundo”.

  • Natalie Portmann

Nascida em Jerusalém, capital de Israel, a atriz Natalie Portman comentou que seu coração está despedaçado. Vale dizer que, diferentemente de Gal Gadot, ela não costuma apoiar às investidas militares do exército israelense contra a Palestina. Em 2018, por exemplo, Portman se negou a participar de uma cerimônia israelita para não dar apoio ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Desta vez, ela prestou apoio ao país e citou todos os que estão sendo impactados. “Crianças, mulheres e idosos foram mortos e tirados das próprias casas. Estou horrorizada com esses atos bárbaros, e meu coração está batendo cheio de amor e orações para todas as famílias afetadas”, lamentou.

  • Kylie Jenner

No sábado (8), Kylie Jenner também se mostrou favorável à Israel. No entanto, após as críticas, a socialite apagou a imagem que trazia a bandeira do país com a legenda: “Agora e sempre, nós estamos com o povo de Israel”.

Seguida por mais de 400 milhões de internautas no Instagram, o posicionamento trouxe incomodo justamente por ser considerado “superficial”, segundo o público.  Além disso, outros citaram a amizade de Kylie com a modelo Bella Hadid que, com histórico familiar da Palestina, defende abertamente a liberdade do povo palestino.

  • Kris Jenner

Matriarca do clã Kardashian-Jenner, Kris compartilhou uma publicação do influenciador Jordan C. Brown-Underwood.

“É absolutamente razoável e lógico opor-se ao tratamento dado pelo governo israelita aos palestinos e, SIMULTANEAMENTE, pedir proteção dos judeus em Israel e em todo o mundo. O Hamas é uma organização terrorista que está atacando civis por terra, ar e mar. As imagens israelitas raptadas são chocantes e devastadoras”.

  • U2

No último domingo (8), o U2 expressou solidariedade aos mortos por militantes de Gaza em um festival de música no sul de Israel no fim de semana.

Enquanto se apresentava no “The Sphere”, em Las Vegas, Nevada, Bono dedicou a canção “Pride (In the Name of Love)” às vítimas do ataque.

“À luz do que aconteceu em Israel e Gaza, uma canção sobre a não-violência parece um tanto ridícula […] mas nossas orações sempre foram pela paz e pela não-violência”, disse o músico.

“Mas nossos corações e nossa raiva, você sabe onde isso aponta. Então cante conosco e com aquelas crianças lindas naquele festival de música”, pontuou.

  • Mia Khalifa

Ex-atriz de conteúdos adultos, Mia Khalifa usou o antigo Twitter para demonstrar seu apoio ao povo palestino.

“Se você consegue olhar para a situação da Palestina e não estar do lado dos palestinos, então você está do lado errado do apartheid e a história irá demonstrar isso com o tempo”, escreveu ela.

  • Katy Perry

A cantora Katy Perry usou o seu perfil no Instagram para compartilhar uma publicação da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) que faz um alerta para a paz entre as crianças em áreas de guerra.

“Os eventos de hoje são uma continuidade dos picos de violência que vêm afetando Israel e o Estado da Palestina […] A UNICEF clama pelo cessar imediato das hostilidades de todas as partes para proteger as crianças dos perigos”, diz a legenda.

  • Claudia Leitte

No Instagram, a cantora Claudia Leitte compartilhou seu apoio ao povo de Israel. “Em oração por #Israel”, escreveu a artista na legenda da publicação com a bandeira do país.

A publicação, que recebeu quase 10 mil comentários, conta com diversas críticas por parte dos internautas. “Vamos orar por todos que sofrem. Deus não tem lado favorito em guerra”, disse uma.

“Estudem para saber o que realmente está acontecendo. Guerra não é thread de rede social. E quem paga o preço são os inocentes de Israel e da Palestina”, disse outro.

  • Virgínia Fonseca

A influenciadora digital compartilhou uma foto da bandeira israelita e acrescentou um trecho da Bíblia.

“Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. Por causa da casa do Senhor nosso Deus, buscarei o teu bem”, escreveu e logo foi criticada por internautas que a acusaram de usar o conflito para ganhar repercussão nas redes sociais.

 

Fonte: CNN Brasil 

 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.