10 de outubro de 2023

'Lista suja' do trabalho escravo tem a maior atualização da história, com 204 novos nomes

Autor: Cecília Marinho

Relação atualizada semestralmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego agora conta com 473 pessoas físicas (patrões) e jurídicas (empresas).

 

A “lista suja” do governo federal com nomes de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão teve a sua maior atualização da história neste mês de outubro. Mais 204 nomes foram adicionados à lista.

A inclusão foi a maior já realizada, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ela inclui a Cervejarias Kaiser, do Grupo Heineken.

Em nota oficial, o grupo disse que a inclusão da empresa na lista está relacionada a infrações trabalhistas cometidas por uma transportadora que prestava serviço à marca, mas que não faz mais parte do quadro de fornecedores da empresa.

O levantamento é atualizado duas vezes no ano: a primeira de 2023 tinha sido feita em abril, quando a lista apontava 289 empregadores.

Agora, a relação soma 473 pessoas físicas (patrões) e jurídicas (empresas). Esses nomes só são adicionados ao cadastro após a conclusão do processo administrativo que julgou o caso, com uma decisão sem possibilidade de recurso (entenda abaixo como alguém vai parar na “lista suja”).

Assim, desde abril, alguns nomes foram retirados da lista por causa de decisões judiciais ou porque completaram o período de dois anos que devem permanecer na relação.

 

Registros por estado 📍

 

O estado de Minas Gerais foi o que mais somou registros na "lista suja", com 37 novos empregadores. São Paulo aparece na sequência, com 32 (veja o mapa abaixo).

 

As atividades econômicas com maior número de empregadores inclusos na lista são:

 

  • produção de carvão vegetal (23);
  • criação de bovinos para corte (22);
  • serviços domésticos (19);
  • cultivo de café (12);
  • extração e britamento de pedras (11).

 

Fonte: G1

 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.