2 de novembro de 2023
Hermano tem razão
Autor: Daniel Menezes
Em entrevista ao podcast da jornalista Thaisa Galvão, Hermano Morais reclamou da falta de diálogo dentro da fedaração a respeito da estratégia em Natal.
Federados PT, PV e PCdoB, os partidos praticamente não dialogaram nada a respeito de eleições 2024 em Natal e cada partido tem adotado a apresentação de sua tática de forma isolada. O PT lançou pré-candidatura de Natália Bonavides e o PV de Eudiane Macedo.
ICMS
No projeto que mantém a alíquota do ICMS em 20% a partir de 2024, Hermano e outros deputados também se queixaram nos bastidores da falta de articulação do governo para aprovar o projeto na Assembleia.
O projeto é fundamental, pois a partir de 2029, conforme a reforma tributária recém votada no congresso, o rateio entre os estados se dará conforme o tamanho da arrecadação fiscal entre os anos de 2024-2028. Se tiver uma arrecadação menor, a parte dada ao ente federado pelos próximos 50 anos será menor. Todos os estados do Nordeste já elevaram os seus ICMSs par 20% e só há 3 estados no país que ainda não elevaram.
Em estudo recém veiculado pelo governo da Paraíba, calcula-se os nossos vizinhos perderiam cerca de 1 bilhão a partir de 2029, caso mantivessem o ICMS em 18%.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.