7 de novembro de 2023

Evento de inovação debate uso de inteligência artificial para formular políticas

Autor: Cecília Marinho

Uso da inteligência artificial, em princípio, “pode potencializar o trabalho técnico necessário para todo o sistema de formulação de políticas públicas”, segundo pesquisador

 

Não só de roupa estilosa do papa vive a inteligência artificial. O poder público também está de olho em como essas ferramentas podem ser utilizadas para otimizar o trabalho e atender melhor os cidadãos. A reflexão é tema de uma das oficinas organizadas Escola Nacional de Administração Pública (Enap), durante a Semana de Inovação.

Cristiano Ferri, servidor e pesquisador no Centro de Formação da Câmara dos Deputados, ministrará nesta terça-feira a oficina “Chat GPT é capaz de elaborar políticas públicas?”.

“Vamos explorar as diversas possibilidades e oportunidades de usar essa ferramenta e outras ferramentas de IA para diversas atividades relativas ao processo que envolve a elaboração de políticas públicas, com todo o cuidado sobre os perigos e cuidados ao usar esse tipo de ferramenta. O importante neste momento é experimentar e testar o que funciona e o que não”, explica Ferri

De acordo com Ferri, o uso da inteligência artificial, em princípio, “pode potencializar o trabalho técnico necessário para todo o sistema de formulação de políticas públicas”.

Ele cita como exemplo a elaboração de textos normativos com mais acuidade, a preparação de estudos técnicos que sustentam a formulação de normativos com mais rapidez e qualidade.

Embora o uso dessa ferramenta ainda seja novidade no serviço público, o Brasil está bastante avançado quando o tema é Transformação Digital, segundo a Diretora de Inovação da Enap, Camila Medeiros. “O Brasil já é um líder global nessa agenda, que tende a ser cada vez mais importante no século 21. A publicação da Estratégia Nacional de Transformação Digital, em construção de forma participativa, que deve ser lançada no final desse ano, vai adensar essa discussão”, ressalta.

“Outra agenda que está bastante quente é compras públicas de inovação. Vamos poder conhecer algumas iniciativas muito interessantes (tanto nacionais, quanto internacionais) durante a Semana de Inovação. É uma oportunidade de ver como o poder de compra do estado pode (e deve) ser um indutor de desenvolvimento social, econômico e de inovação”, acrescenta.

Maior evento de inovação pública da América Latina, a Semana de Inovação é gratuita e será realizada nos dias 7, 8 e 9 de novembro, na sede da Enap, em Brasília (DF). O tema escolhido para este ano é Reconectar para Reconstruir.

Serão mais de 500 horas de programação divididas entre atividades presenciais e em uma plataforma virtual, que conta com transmissão ao vivo, atividades exclusivas para o público virtual.

 

Fonte:  CNN Brasil 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.