9 de novembro de 2023

Senacon volta a notificar a Enel pela falta de energia em SP

Autor: Cecília Marinho

Até o momento, cerca de 11 mil clientes continuam sem energia desde sexta-feira (3)

 

Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a Enel para prestar esclarecimentos sobre a ausência da prestação do serviço à população afetada pela falta de energia em São Paulo.

A Enel SP afirmou em nota que restabeleceu o fornecimento de energia para 99,5% do total de consumidores afetados pela forte tempestade da última sexta-feira (3). De acordo com a distribuidora, 11 mil clientes seguem sem energia.

“Cerca de 3 mil técnicos seguem trabalhando nas ruas para atender os 11 mil clientes remanescentes, segundo dados registrados às 10h00 da manhã do dia de hoje (8), o que representa 0,5% do total de clientes afetados.”

A Enel, que é a empresa responsável pelo fornecimento de energia na região, respondeu à Senacon afirmando que “a previsão meteorológica subestimou a gravidade dos ventos, o que dificultou a resposta imediata diante do evento”.

Segundo a companhia, a empresa possui procedimentos operacionais específicos para lidar com eventos de grande impacto, como a ocorrido no último final de semana, que são baseados em um algoritmo de matriz de impacto.Segundo a companhia, a empresa possui procedimentos operacionais específicos para lidar com eventos de grande impacto, como a ocorrido no último final de semana, que são baseados em um algoritmo de matriz de impacto.

Diante da resposta da Enel, a Senacon afirmou que expediu uma nova notificação em aditamento à anterior, solicitando à empresa que comprove aquilo que declara.

Segundo a Secretaria, a resposta da Enel “se trata de meras alegações, sem qualquer demonstração da sua veracidade”.

Nesta quarta, o presidente da Enel, Max Xavier Lins, afirmou que há prioridades de restabelecimento em lugares como hospitais, estações de elevação de água, instalações do governo e escolas, e locais onde há mais ocorrências.

“Chega no final são aqueles clientes que estão em circuitos de baixa tensão. Por isso que essa reta final é um pouco mais demorada. Porque uma coisa é você refazer um circuito de média tensão, onde tem ali pendurado 15 mil clientes. Outra coisa é quando você tem um circuito de baixa tensão, onde você tem que ir pinçando cada cliente”, explicou.

 

Fonte: CNN Brasil 

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