27 de novembro de 2023

Indicações de Dino e Gonet devem ser apreciadas em duas semanas, diz Pacheco

Autor: Cecília Marinho

Presidente do Senado declarou que análise dos nomes demandará "esforço concentrado" dos senadores neste final de ano

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira (27) que a apreciação das indicações de Flávio Dino e Paulo Gonet ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR), respectivamente, deve ocorrer entre os dias 12 e 15 de dezembro.

A indicação dos nomes de Dino e Gonet foi oficializada nesta tarde pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ambos serão sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, deverão ser aprovados no plenário da Casa para assumirem suas funções.

“Vamos ter que fazer um esforço concentrado para poder fazer a apreciação de todas essas autoridades até o final do ano e, naturalmente, incluindo PGR e STF, de modo que neste instante ficará a cargo das comissões do Senado em relação a todas essas indicações o timing para realizar essas sabatinas, fazer a apreciação nas comissões e encaminhar à Presidência para designação de pauta. Nossa intenção para todas essas indicações é estabelecermos um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 desse mês de dezembro”, disse Pacheco.

De acordo com o presidente do Senado, a Casa deve analisar ainda indicações ao Banco Central (BC), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), embaixadas, além de membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

 

Questionado por repórteres, Pacheco negou que Lula tenha pedido celeridade na apreciação dos nomes indicados mais cedo.

 

“Nos cabe dar encaminhamento a essas indicações. Vamos nos empenhar para poder apreciar esses nomes do BC, Cade, CVM, agências, embaixadas, PGR e STF ainda esse ano. Obviamente que não depende só da Presidência, isso é um exercício coletivo que envolve as comissões permanentes da Casa e envolve as lideranças, senadores e senadoras em relação a isso”, reiterou Pacheco.

“Nosso papel é a designação desse esforço concentrado entre os dias 12 e 15 [de dezembro] para reservarmos essa semana não só para apreciação dessas autoridades, mas para uma série de projetos que nós temos que apreciar”, completou.

 

Fonte: CNN Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.