30 de novembro de 2023

Ministro Silvio Almeida lança projeto que dá visibilidade à história de africanos escravizados no Brasil

Autor: Cecília Marinho

Uma das ações do projeto prevê sinalizar, com placas, locais que marcam a história das pessoas escravizadas, como igrejas, praças, terreiros de candomblé e quilombos.

 

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, lançou no Rio de Janeiro um projeto que dá visibilidade à história dos africanos escravizados no Brasil.

A cerimônia foi no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, no Cais do Valongo, onde desembarcaram milhares de pessoas trazidas à força da África.

Uma das ações do projeto prevê sinalizar, com placas, locais que marcam a história das pessoas escravizadas, como igrejas, praças, terreiros de candomblé e quilombos.

Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, Rio de Janeiro. — Foto: Reprodução/Jornal Hoje

Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, Rio de Janeiro. — Foto: Reprodução/Jornal Hoje

 

Também está prevista a elaboração de material pedagógico para o ensino da história afro-brasileira e indígena nas escolas.

 

✊🏿 Consciência Negra feriado nacional

 

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de novembro feriado nacional para a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Como já foi aprovado pelo Senado em 2021, o texto segue para sanção presidencial.

Apenas dois partidos orientaram suas bancadas a votar contra o projeto: o Novo e o PL.

 

Fonte: G1 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.