1 de dezembro de 2023

Vereador Robério Paulino alega “esgotamento” e pede licença da Câmara de Natal; mandato coletivo assume

Autor: Redação

Covereadoras assumem mandato coletivo na Câmara de Natal - Foto: Francisco de Assis / CMN

Covereadoras assumem mandato coletivo na Câmara de Natal - Foto: Francisco de Assis / CMN

Da 98fm - O vereador Professor Robério Paulino (PSOL) anunciou nesta quinta-feira (30) que se licenciará do mandato de vereador de Natal por um mês.

Em publicação nas redes sociais, Paulino alegou que a decisão foi tomada após recomendação de seu neurologista, que diagnosticou um “esgotamento” no vereador. Segundo o parlamentar, a rotina intensa de trabalho e a carga de responsabilidades estão lhe causando picos de estresse.

“Meu médico foi muito claro: ou eu paro ou vou parar no hospital. Tenho 65 anos, milito há mais de 30 anos, tenho a bacia quebrada vítima de violência. Então vou precisar desse tempo, em razão de um estresse que pode levar à depressão”, afirmou.

A suplente de Robério Paulino, Camila Barbosa, assumirá o mandato interinamente junto com covereadoras de um mandato coletivo. Ela é pedagoga e atua na área da educação.

Paulino é o único parlamentar eleito pelo PSOL em Natal. Ele foi eleito em 2020 com 1.886 votos. No ano passado, assumiu a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal.

Vereador Professor Robério Paulino (PSOL) em entrevista à 98 FM – Foto: YouTube / Reprodução

Posse do mandato coletivo

Com a licença de Robério, o presidente da Câmara Municipal, vereador Eriko Jácome (MDB), deu posse nesta sexta-feira (1º) ao primeiro mandato coletivo da história da Casa.

As suplentes do “Juntas”, um coletivo formado por Camila Barbosa, Letícia Correia, Cida Dantas e Ariane Idalino, assumem a cadeira do PSOL enquanto Robério estiver ausente.

Participaram da solenidade os vereadores Dickson Júnior (PDT), Felipe Alves (União Brasil) e Camila Araújo (União Brasil), além de amigos, familiares e correligionários do coletivo.

“A nossa ideia é trazer uma noção de que a política tem que servir a vida das pessoas, que vivem em coletividade na sociedade. Então, para a estrutura que tem hoje um mandato de vereador em Natal, estamos dispostas a dividir de tudo, porque, na verdade, essa já é a maneira com que nós já estamos acostumadas na nossa militância. Nunca existiu na Câmara Municipal de Natal um mandato coletivo. Um mandato coletivo de quatro mulheres. Sendo duas delas negras, LGBT, trabalhadoras, mães. Esse é o nosso perfil. Nós achávamos que cabia dentro do sonho de um mandato, esse mandato coletivo que é histórico”, pronunciou Camila Barbosa (PSOL), acompanhada pelas companheiras de mandato, ao chegar à Câmara Municipal para a posse.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.