5 de dezembro de 2023

Trava na folha dos servidores e inviabilidade da regra do aumento geral para os professores

Autor: Redação

A folha dos servidores do RN já chegou a quase 60% do orçamento do estado, estando portanto acima do limite estabelecido pela lei de responsabilidade fiscal.

É preciso estabelecer uma trava para esse crescimento. Do contrário, ela irá inviabilizar as contas públicas. Não é uma questão de merecimento, mas de  possibilidade.

O governo do RN também precisa desfazer a lei do aumento geral e automático para todas as faixas, ativos e inativos do magistério estadual. O executivo ainda paga o acordo do ano passado. Mas 2024 já bate a porta.

O governo federal só manda recursos para que ninguém ganha abaixo do piso. No entanto, o RN vem pagando a progressão para todos ativos e inativos com recursos próprios. A regra é inviável do ponto de vista fiscal do ponto de vista da concessão para a maior categoria paga pelo Estado.

O governo do RN fez o que nenhuma gestão anterior fez em termos de elevação salarial dos professores, muito menos nenhuma prefeitura. Mas a regra bateu no teto. E, cabe repetir, não é uma questão de merecimento, mas de possibilidade.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.