11 de dezembro de 2023

MIDR repassa R$ 4,1 milhões para assistência à população de Natal afetada pelas fortes chuvas

Autor: Redação

Do Agora RN - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta segunda-feira 11, o repasse de R$ 4,1 milhões para a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Os recursos serão destinados à compra de cestas básicas, colchões, kits de higiene pessoal, de limpeza e dormitório.

A portaria que autoriza a liberação dos recursos foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira.

“Temos atuado em conjunto com a Defesa Civil Nacional e a equipe da prefeitura desde a elaboração do plano de trabalho de resposta até a autorização da liberação dos recursos”, afirmou Waldez Góes. “Estamos autorizados pelo presidente Lula a dar todo apoio necessário para as ações de assistência humanitária e de reconstrução e assim temos feito. Com esses recursos, damos apoio à população afetada”, completou.

Solicitação de recursos

Cidades com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar recursos do MIDR para ações de defesa civil, que incluem assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas e moradias destruídas ou danificadas pelo desastre.

Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Natal decretou estado de emergência após fortes chuvas

As chuvas que marcaram o fim de novembro causaram diversos danos na capital potiguar. Alagamentos, abertura de crateras, queda de energia, interdição de vias e transbordamento de lagoas de captação foram alguns dos danos provocados pela intensidade das chuvas. “Foi uma chuva inesperada de 340 mm, em 24 horas, algo inacreditável, nunca antes visto, e que causou muitos estragos”, disse o prefeito, que decretou a situação como estado de emergência na cidade.

A tempestade causou o transbordamento de uma lagoa de captação entre a avenida Itapetinga e a rua Tarauca, na Zona Norte de Natal. A água invadiu a casa dos moradores da região, que foram abrigados na Escola Estadual Adelino Dantas, próxima ao local do alagamento. Ainda na Zona Norte, a intensidade das chuvas abriu duas crateras parte da ponte Newton Navarro, que precisou ser interditada. Na Zona Sul, os bairros de Candelária e Lagoa Nova foram atingidos por uma queda de energia devido a tempestade no dia 27 de novembro. Na Na Zona Oeste, os bairros de Nossa Senhora de Nazaré, Cidade da Esperança e Bom Pastor também ficaram sem energia elétrica. A intensidade das chuvas no dia 28 de novembro fez com que escolas da rede municipal de ensino cancelasse as aulas.

 

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.