27 de dezembro de 2023

Fake News: Whindersson Nunes defende criação de “lei Jessica Vitória”

Autor: Redação

Do Novo - O humorista Whindersson Nunes, de 28 anos, utilizou suas redes sociais na noite deste domingo (24) para defender a criação de uma lei com o nome de Jessica Vitória, a jovem que cometeu suicídio após ser vítima de uma fake news sobre um suposto relacionamento entre os dois.

No vídeo, ele também desmente ter qualquer envolvimento com Jéssica Vitória Canedo. Whindersson expressou condolências à mãe da jovem.

No vídeo, com aproximadamente dez minutos, Whindersson relatou que foi abordado por alguém que afirmou ter prints de mensagens entre ele e Jéssica. O humorista, já ciente de que as conversas eram falsas, consentiu com o envio dos prints. No entanto, ressaltou que não conhecia Jéssica. Posteriormente, as falsas informações foram divulgadas em uma página de fofocas.

Prints de uma conversa falsa entre os dois foram publicadas por perfis que compartilham notícias sobre celebridades e influencers em redes sociais. Jessica e Whindersson não se conheciam, mas ela foi vítima de ataques de ódio nas redes.

“Uma página de fofoca, uma outra página de fofoca, mandou mensagem pra mim: “Olha, tô mandando uns prints de uma conversa sua, mas a gente não vai postar, porque não parece ser você nas conversas. Você quer que eu mande pra você?”. Eu falei: “Mande, mas quem é a pessoa?” [e falaram]: “É a Jéssica”. A Jéssica, como se eu conhecesse alguma Jéssica. Então, eu já sabia que não era eu”, iniciou ele.

No vídeo, o youtuber contou que, após uma conversa com amigos, se comprometeu a acompanhar as investigações pelo caso e dar início a um movimento por uma mudança na legislação.

Ele falou, ainda, sobre o posicionamento da Choquei, que divulgou uma nota assinada por sua assessoria jurídica. Uma das maiores páginas de fofoca do Brasil, a Choquei tem sido criticada por internautas por ter compartilhado os prints da suposta conversa entre Whindersson e Jéssica. “As pessoas já foram atacar a advogada. Eu queria dizer que isso está acontecendo porque as pessoas atacam as outras também”, enfatizou.

Whindersson também alertou para a forma como as pessoas têm se dirigido ao dono da Choquei, cuja foto foi divulgada em redes sociais. “O administrador da Choquei, já vi muita gente postando no Twitter a foto dele. Isso pode gerar, às vezes, um ataque no meio da rua, alguém fazer alguma coisa com esse cara. E a gente não quer mais vítimas”

O perfil Choquei, criado por Raphael Sousa, divulgou um comunicado oficial, na tarde deste sábado (23), após a repercussão da morte de Jessica Vitória Canedo. No texto, assinado pela advogada Adélia de Jesus Soares, a página de fofoca se exime de culpa pela tragédia e apela para a liberdade de expressão e o direito à informação.

Regulação das redes

O ministro dos Direitos Humanos repercutiu a morte da jovem de 22 anos após ela ter seu nome envolvido em trocas de mensagens que viralizaram em plataformas digitais. Silvio Almeida afirmou que a regulação das redes sociais é necessária por questões de natureza política e como instrumento para fortalecer a democracia. “A irresponsabilidade das empresas que regem as redes sociais diante de conteúdos que outros irresponsáveis e mesmo criminosos (alguns envolvidos na politica institucional) nela propagam tem destruído famílias e impossibilitado uma vida social minimamente saudável”.

 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.