27 de dezembro de 2023

Natal será capital com maior aumento de turistas estrangeiros em janeiro de 2024, diz Embratur

Autor: Redação

Levantamento da agência nacional aponta que cidade lidera alta pelo segundo ano consecutivo.

 

Natal será a capital brasileira com maior aumento de turistas estrangeiros em janeiro de 2024, segundo um levantamento divulgado pela Embratur.

O levantamento da agência nacional por cidades apontou o aumento da presença de turistas estrangeiros nas seis capitais mais procuradas do Brasil em janeiro de 2024, em relação a janeiro de 2023.

A capital potiguar deverá ter um aumento de 26,6% no número de estrangeiros, na comparação com o mesmo período de 2023. Segundo a Embratur, Natal também concentrou o maior aumento em janeiro de 2023 em relação ao mesmo mês de 2022: 54,7%.

Ainda de acordo com o levantamento, os países que mais enviam turistas internacionais para Natal são, do maior para o menor, Argentina, Portugal, Itália e Estados Unidos.

Segundo a prefeitura de Natal, o aumento de turistas significa mais dinheiro circulando na economia local e mais geração de emprego e renda na cidade. O setor tem pelo menos 18 mil empregados formais somente na capital potiguar.

O turismo é um dos principais setores econômicos do Rio Grande do Norte. Para se ter ideia, em um ano de pandemia da Covid-19, o setor estimou prejuízo de mais de R$ 1,5 bilhão no estado.

 

Outras capitais

 

De acordo com o painel de dados da Embratur, são 1.421.301 assentos previstos para 6.103 voos, em janeiro, para as capitais. O segundo lugar em aumento de estrangeiros fica com Salvador, que terá um crescimento de 24,7%, tendo como principais emissores a Argentina, Estados Unidos, Portugal e Itália, nesta ordem. Na relação de janeiro de 2023 para janeiro de 2022, o crescimento no número de visitantes vindos do exterior foi de 15,8%.

A próxima posição fica com a capital do Amazonas. Manaus terá um crescimento no número de visitantes estrangeiros de 23,7%, com destaque para os argentinos, seguidos pelos estadunidenses, portugueses e italianos. E no comparativo de janeiro de 2023 com o mesmo período de 2022, os manauaras viram o número de estrangeiros aumentar 30,5%.

A capital fluminense e a capital paulista ficaram em quarto e quinto lugares. O Rio de Janeiro terá um aumento de turistas internacionais de 19,9%, com Argentina, Estados Unidos e Portugal como principais emissores junto com o Reino Unido. Já São Paulo verá um crescimento de 17,7% com a mesma sequência decrescente e a mesma sequência de emissores que a capital amazonense. As duas cidades viram o número de turistas crescerem em janeiro de 2023 em relação ao primeiro mês de 2022, respectivamente, em 21,9% e 15,7%.

E em sexto lugar, Recife terá um aumento no número de turistas estrangeiros de 6,7%, tendo como os principais emissores, mais uma vez, Argentina, Estados Unidos, Portugal e Itália. Além disso, no verão do ano passado, o número de visitantes internacionais na cidade foi de 39,2% em relação ao período anterior.

 

Quantidade de voos

 

Segundo a Embratur, o Brasil voltou ao patamar pré-pandemia de Covid-19 em quantidade de voos ofertados por companhias aéreas. Tanto em 2019 quanto em 2023 esse número ficou em 64,82 mil voos. A cifra também é pouco mais de 40% maior que a de 2022, em que a oferta foi de 46,2 mil.

Além disso, entre janeiro e novembro o país teve um acréscimo de 152 novos voos, incluindo rotas que haviam sido suspensas durante a pandemia, quando fronteiras foram fechadas na tentativa de conter a circulação do vírus da Covid-19. Ao todo, foram 35 da Europa, 21 da América do Norte, 72 da América do Sul, oito da América Central, oito da Oceania e oito da África.

 

Fonte: G1 RN 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.