19 de janeiro de 2024

Semurb regulariza trabalho de 613 ambulantes da praia de Ponta Negra

Autor: Redação

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de Natal entregou 613 kits de identificação para os ambulantes da Praia de Ponta Negra, os quais estão regularizados para atuar na região. O prazo para retirada dos kits, que incluem crachá, colete e termo de autorização, terminou na última quarta-feira (17). Nesta quinta-feira (18), a reportagem foi ao local e constatou a presença de ambulantes devidamente identificados. Eles aprovaram a medida da Prefeitura, sob a alegação de que agora haverá melhor organização e controle dos trabalhadores. A previsão inicial era de distribuir 441 kits.

É o caso do ambulante Caubi Matias, de 51 anos. Conhecido por vender comida, como cuscuz recheado, bolo de macaxeira e salgados há 13 anos, ele diz que a regularização vai fortalecer o trabalho dos ambulantes.

A Semurb estima que por volta de 1,2 mil ambulantes trabalhavam na alta temporada na Praia de Ponta Negra, o que causava superlotação e ultrapassava a capacidade de suporte do local. O número foi reduzido para 672, por meio do cadastramento. Quem, por ventura, não retirou o kit no prazo estabelecido – até a última quarta – ainda poderá fazê-lo mediante agendamento prévio junto à Semurb até esta sexta-feira (19).

Já a atualização do cadastramento está encerrada. O titular da pasta, Thiago Mesquita, explicou que a partir de agora, aqueles que forem flagrados de maneira irregular, serão multados. “Não estaremos mais notificando, essa etapa já passou. Quem não estiver cumprindo será multado, perderá a autorização e terá os equipamentos e materiais recolhidos”, alertou Mesquita.

A regularização dos trabalhadores faz parte do projeto de ordenamento da orla de Ponta Negra, que envolve também a verificação da existência da alvarás e licença de funcionamento dos comércios da região, identificação de publicidade irregular no calçadão e a existência de excedente no número de mesas e cadeiras.

Thiago Mesquita informou que as fiscalizações seguem diariamente. “Já recolhemos quatro caminhões de materiais e equipamentos irregulares ou em excesso. As irregularidades diminuíram muito com as fiscalizações, mostrando que realmente houve resultado do trabalho da Prefeitura e que há uma maior conscientização por parte dos comerciantes”, pontuou o secretário de urbanismo.

Fonte: Tribuna do Norte

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.