19 de fevereiro de 2024

Sobre a fala de Lula contra o genocídio em curso em Gaza

Autor: Redação

HIPOCRISIA

 

A fala de Lula, comparando o que ocorre em Gaza com hocolausto, expôs a hipocrisia dos apoiadores de Israel. Netanyahu, primeiro ministro israelense, e os seus fizeram diversas vezes a comparação com o holocausto, usaram estrela de Davi na ONU sem questionamento sobre revisionismo. Agora, para denunciar os crimes de Israel, a comparação de Lula incomoda os que silenciaram. Já são 30 mil mortos, sendo a maioria mulheres e crianças. Há ainda milhares de amputados e desaparecidos. A Palestina foi completamente destruída.

 

INSTRUMENTALIZAÇÃO

 

O maior revisionismo histórico e político da ocupação israelense é a tática retórica de tomar qualquer crítica contra Israel como um ataque aos judeus e, olha, essa tática tem adeptos fortes. É um jeito envergonhado (mas não menos efetivo) de se posicionar a favor dos crimes de Netanyahu.

 

ERRO

 

Agora, uma fala como a de Lula contra alguém tão poderoso teria forte reprimenda. Sim, o discurso foi ruim, não pela denúncia do genocídio em curso, mas pelo seu desenrolar estratégico. Vide a crise. Só penso que, se tivesse falado contra alguém menos poderoso, teria passado. Minha única restrição é sobre a instrumentalização da acusação de antissemitismo.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.