6 de março de 2024

Quais as consequências de uma possível candidatura de Rafael Motta em Natal?

Autor: Daniel Menezes

O ex-deputado federal Rafael Motta deixou a secretaria de esportes de Natal e lançou sua pré-candidatura a prefeito da cidade. Quais serão as consequências de uma possível postulação caso ela se concretize? Irei por pontos.

2 TURNO

Antes de mais nada, ela ajudará na consagração de um segundo turno. Além da simples questão numérica, ao aumentar a quantidade de candidatos, a primeiro turno perde mais a possibilidade de ter uma centralização da disputa entre um candidato à direita (Paulinho Freire), Carlos Eduardo tentando não entrar no debate sobre polarização nacional e Natália à esquerda. Nessa configuração, por exemplo, o provável apelo de Natália, se sentir que está sendo esvaziada entre os dois campos mais competitivos, para que não se antecipe a resolução da campanha em primeiro turno tenderá a ganhar tração.

ELEITORADO JOVEM

É possível que Rafael Motta retire votos de outras candidaturas. Quais seriam as principais vítimas? Ora, Natália Bonavides e em menor proporção Carlos Eduardo. Isto porque Motta, em seus primeiros discursos, tenta emular o perfil do prefeito do Recife João Campos e outros que vêm com essa pegada. Natália pontua bem entre os jovens, principalmente da região sul da cidade.

A deputada corre o perigo de sofrer com o voto útil, na medida em que parcela ao centro e até à esquerda buscará derrotar o neo-bolsonarismo de Paulinho Freire, procurando alguém mais competitivo. E ainda terá de competir em torno do perfil de novidade e juventude que Motta ambiciona trazer.

MOTTA AJUDA O PL DE ROGÉRIO MARINHO

Além  de facilitar o segundo turno, Rafael Motta mais uma vez ajudará o PL de Rogério Marinho. Não estou dizendo que é a sua intenção. Ele só quer se candidatar e tem esse direito. Só que o campo da direita tenderá a caminhar coeso. Enquanto isso, Motta vem para dividir os votos do centro até a esquerda.

POSTULAÇÃO SEM PONTOS CONTRÁRIOS

Ora, o fato objetivo - e é fundamental nunca sair dele - é que Rafael Motta não perde nada sendo candidato. Se não compor com algum grupo, até possívelmente vindo a ocupar a condição de vice em uma chapa, ele pode ser candidato, manter o seu nome em evidência e tentar algo em 2026. Não será uma postulação para ir muito longe, mas para guardar um capital eleitoral.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.