8 de março de 2024

Lula fala em discutir limite de gastos com Congresso após aumento da arrecadação

Autor: Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira 7 que, por causa do aumento da arrecadação, poderá tentar revisar com o Congresso o limite de gastos públicos para ter mais dinheiro disponível para obras. Ele deu a declaração no anúncio do PAC Seleções, no Palácio do Planalto.

“A arrecadação está aumentando além daquilo que muita gente esperava. Lógico que nós temos um limite de gastos, que, quando a gente tiver mais dinheiro, a gente vai ter que discutir com a Câmara e o Senado esse limite de gastos e vamos ver como é que a gente pode utilizar mais dinheiro para fazer mais benefício para o povo. O que é importante vocês terem clareza que ninguém de ficará de fora”, disse o presidente da República.

Aprovado no ano passado, o arcabouço fiscal – nova regra para controle das contas públicas – estabelece um limite para o crescimento de despesas vinculado à arrecadação: os gastos só podem crescer 70% do aumento de receitas. A nova lei também estabelece que as despesas deverão crescer entre 0,6% e 2,5% por ano acima da inflação.

Lula também disse que, na próxima semana, fará o anúncio de 100 municípios que receberão institutos federais. Ele usou a palavra “sorteio”, e depois disse que haveria critérios na escolha dos locais, com preferência para onde ainda não há esse tipo de estrutura. O presidente também afirmou que liberar obras só para aliados políticos é um “critério do passado”.

Fonte: Agora RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.