22 de março de 2024

Epidemia: casos prováveis de arboviroses crescem 301,2% neste ano em Natal

Autor: Redação

Vinte dias após o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), ter decretado Situação de Emergência por causa da Dengue, a Secretaria de Saúde divulgou novo boletim epidemiológico de dengue e outras arboviroses, nesta quinta-feira 21. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre 31 de dezembro de 2023 e 16 de março de 2024, foram notificados 2.241 casos de dengue, chikungunya e zika. O número representa um aumento de 301,2% em relação ao total notificado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 481 casos.

Destes 2.241 casos notificados este ano, 89,9% correspondem a casos de Dengue, ou seja, – ou seja, 1.736 notificações. Já 136 casos, ou 7%, são relacionados à Chikungunya e outros 58 casos, ou 3%, são referentes à Zika. Além disso, a SMS também informou que 37 natalenses foram notificados em outros municípios com essas doenças.

Em contato com o AGORA RN, a SMS confirmou que tem acompanhado o crescimento dos casos de arboviroses com foco principal para dengue e que a maioria dos focos se encontram em residências do município. E alertou a população para a necessidade de que cada morador faça a sua parte, para evitar a proliferação dos mosquitos Aedes aegypt, transmissor das três doenças.

“A dengue é uma doença séria que pode evoluir para casos mais graves e levar a óbito, então é importante que além das ações desenvolvidas pelo município, que os moradores façam sua parte e procure por locais que possam servir como focos para a proliferação dos mosquitos em suas residências. Cerca de 70% dos criadouros de mosquito foram localizados dentro ou no entorno dos domicílios, então é importante que a população fique atenta e em caso de sintomas procure uma Unidade de Saúde mais próxima”, informou a pasta.

Ações da Prefeitura
A SMS detalhou ainda os trabalhos realizados nas unidades de saúde de Natal, de preparo para os quadros de arboviroses, e pontuou o investimento no fortalecimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o atendimento desses pacientes, além de promover ações de educação em toda a cidade de incentivo e combate ao Aedes.

Dessa forma, a SMS citou o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) para o combate contra a epidemia, através de ações de educação comunitária, busca ativa para controle vetorial e atendimento inicial aos pacientes, incluindo classificação de risco, orientações sobre sinais de alarme e encaminhamento dos casos graves.

Para combater os focos das arboviroses, a equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) está visitando as residências dos cinco distritos sanitários do município. Em 2024, informou a SMS, mais de 55.590 imóveis foram visitados. Outra medida tomada foram os ciclos de bloqueios químicos em bairros com casos prováveis ou confirmados de arboviroses, usando unidades de Ultra Baixo Volume (UBV) portátil e pesado (fumacê).

O novo ciclo vai até 3 de abril nos bairros de Igapó, Santos Reis, Praia do Meio e Rocas, escolhidos devido à alta concentração de casos notificados e confirmados de arboviroses. Em relação ao acúmulo de água em pneus, a secretaria disse que mais de 29.952 pneus foram retirados das ruas de Natal neste ano.

Vacinação

A SMS também comunicou que a vacinação contra a dengue está sendo ofertada em todas as UBSs do município. No total, mais de 60 salas foram disponibilizadas para imunizar a população. Até a última segunda-feira 18, segundo a plataforma LocalizaSUS, 8.846 doses foram aplicadas na população alvo. A estimativa é que a vacinação atinja 46.549 crianças de 10 a 14 anos.

Fonte: Agora RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.