14 de abril de 2024

Motorista é preso após marcar recorde em bafômetros da Lei Seca no RN

Autor: Redação

O aparelho registrou a presença de 1,67 miligrama de álcool por litro de ar expelido Foto Divulgação PMRN

O aparelho registrou a presença de 1,67 miligrama de álcool por litro de ar expelido. Foto: Divulgação/PMRN

Durante uma operação da Lei Seca no Rio Grande do Norte, um condutor embriagado alcançou o mais alto nível de concentração alcoólica já registrado pelos bafômetros dos agentes desde a implementação dessa fiscalização especializada no estado, quase uma década atrás, em 2015.

 

A Seção da Operação Lei Seca da Polícia Militar do RN confirmou a informação neste sábado 13, sem revelar a identidade do motorista.

O incidente ocorreu durante uma blitz realizada entre a noite de sexta-feira 12 e a madrugada de sábado 13 em Natal. O homem, de 48 anos, foi parado na avenida João Hélio, no bairro Planalto, Zona Oeste da cidade.

 

O major César Fagundes explicou que o etilômetro, conhecido tecnicamente como aparelho para medir o teor de álcool no ar expirado, registrou 1,67 miligrama de álcool por litro de ar expelido – o maior nível já detectado durante uma fiscalização da corporação no estado.

“O aparelho é calibrado para detectar no máximo 2.00mg/l. Ele só conseguiu fazer o teste depois de quatro tentativas”, disse o major.

Segundo a polícia, o motorista estava totalmente desprovido de qualquer capacidade emocional e não conseguiu fazer o teste de contraprova na delegacia, para onde foi levado após ser preso em flagrante.

Para efeito de comparação, os motoristas flagrados com concentração alcoólica acima de 0.34mg/l são presos durante as fiscalizações, um valor quase cinco vezes menor do que o registrado no motorista de 48 anos.

A prisão foi realizada com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da condução de veículo com capacidade psicomotora alterada devido à influência de álcool ou outra substância psicoativa que cause dependência.

A punição prevista é de detenção de seis meses a três anos, passível de fiança, além de multa e suspensão ou proibição da obtenção de habilitação para dirigir.

Durante as operações realizadas durante a noite e a madrugada nos bairros Planalto e Cidade da Esperança, em Natal, 16 pessoas foram autuadas administrativamente por dirigir sob a influência de álcool.

Com informações de G1 RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.