3 de junho de 2024

Deputados estaduais, abram mão de suas emendas

Autor: Daniel Menezes

Da Coluna no Agora RN

Deputados estaduais, os que retiraram dinheiro dos serviços públicos cortando em 2024 parte do ICMS para aumentar margens privadas de lucro, agora querem emendas parlamentares para abastecer suas bases políticas. Não é contraditório? E aquele discurso de que o dinheiro é melhor na mão do mercado? Sejam coerentes: peçam a supressão de suas emendas.

RN X PARAÍBA

Deputados estaduais na Assembleia / Foto: ALRN

Deputados estaduais na Assembleia / Foto: ALRN

A Paraíba aumentou seu ICMS de 18% para 20%, assim como o restante do Nordeste. O Rio Grande do Norte foi o único fora da curva. Lá, o crescimento da arrecadação foi o dobro da observada no RN. No entanto, os preços lá e cá seguem crescendo igualmente.

 

HIPOCRISIA

Meus amigos críticos da descriminalização da maconha, tendência mundial puxada pelos países civilizados, ficam todas as noites nos fins de semana compartilhando entre eles os locais em que as blitzes de trânsito se encontram. Eles juram que o álcool é uma droga inofensiva, ao passo que a maconha é o percurso certo para o crime.

IDEOLOGIA IMPORTA

Nem tudo é articulação. A clivagem ideológica importa, e o Congresso já deu diversos sinais de adesão ao populismo penal e dado a querer regular a vida privada dos outros. Um Executivo mais à esquerda do que o Legislativo produz uma assimetria que não se resolve com conversa e emenda. O governo eleito terá baixo poder de influência sobre a pauta dos costumes, já que o Congresso, mais empoderado, tem proximidade com o conservadorismo social.

REALISMO

Não acredito que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputará a Presidência. São fortes as chances de ele perder numa eventual disputa contra Lula (PT) em 2026, quando pode se reeleger ao Governo de São Paulo e disputar, por exemplo, em 2030 em melhores condições. Ele não é velho e tem tempo. Qual o sentido de fazer como João Doria, que tentou pleitear a cadeira presidencial antes do tempo e encurtou a carreira?

Daniel Menezes é Cientista político, professor da UFRN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.