13 de junho de 2024

Professores universitários com saudades de Bolsonaro?

Autor: Daniel Menezes

Uma pauta bizarra gravita no mundo paralelo bolsonarista. Segundo os dito cujos, os professores das universidades em greve estariam com saudades de Jair Bolsonaro. Trata-se de tentativa de reabilitar o ex-presidente a partir da disputa tecida entre os professores e o governo Lula.

A questão é que o discurso não tem qualquer aderência à realidade. Não há docente algum querendo o bolsonarismo de volta. A greve não tem interação com tal tema. Os professores se sentem injustiçados porque não tiveram aumento em 2024, enquanto há categorias com 60% de elevação de vencimento, como foi o caso dos policiais penais.

Jair Bolsonaro foi muito ruim para as universidades - congelou os salários, impediu que a comunidade acadêmica escolhesse seus reitores, fez intervenções autoritárias, cortou verbas e jogou a sociedade contra a universidade e a ciência. Diversos processos administrativos foram abertos como meio de perseguição contra docentes críticos do governo. Só no mundo do zap o retorno a isso é objeto de debate.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.