25 de julho de 2024

O que preocupa Álvaro Dias

Autor: Redação

Segundo levantamento do G1, o prefeito Álvaro Dias só cumpriu cerca de 17% de suas promessas de governo.

É o que preocupa o prefeito - deixar a prefeitura sem nada realizado.

Daí o aperreio para correr com a engorda de ponta negra.

Ele calculou mal o tempo de feitura das intervenções em Natal e corre o risco de não deixar legado, o que pode significar morte política futura.

Do G1

Prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), durante entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), durante entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

A seis meses do fim do mandato, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), cumpriu 11 das 63 promessas de governo que fez durante a campanha para as eleições de 2020, quando foi eleito. Isso representa 17,4% dos compromissos.

Além das 11 promessas cumpridas pelo prefeito de Natal, houve 40 promessas que não saíram do papel, e outras 12 que foram cumpridas em parte — quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências (veja aqui o levantamento completo).

Os dados foram levantados pelo g1 em um monitoramento nas 26 capitais pelo Brasil e foram divulgados neste sábado (20). Para a avaliação do terceiro ano e meio do mandato dos prefeitos, foram consideradas as respostas enviadas pelas gestões até o dia 30 de junho.

 

Promessas de Álvaro Dias

Balanço do mandato com promessas da campanha de 2020

Cumpriu: 17,46 %Não cumpriu: 63,5 %Em parte: 19,04 %

Não cumpriu
Status 63,5 %

Fonte: g1

Todas as promessas e o andamento de cada uma estão disponíveis na página especial "As promessas dos políticos". O monitoramento das promessas dos políticos é feito por mais de 50 jornalistas do g1 de todo o Brasil desde 2015.

Para selecionar as promessas em 2020, o g1 considerou o que pode ser claramente cobrado e medido.

 

Temas das promessas

 

As promessas de Álvaro Dias foram feitas nas áreas de administração, direitos humanos e sociais, economia, educação e cultura, esporte, habitação, infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, saúde e turismo.

A área que mais concentrou promessas foi saúde, com 11 promessas, sendo duas delas cumpridas e nove não cumpridas, como a conclusão da obra do hospital municipal de Natal ou a construção de um hospital veterinário na cidade.

Educação e cultura reuniu outras 10 promessas, a segunda área que mais concentrou, com seis promessas não cumpridas e outras quatro cumpridas em parte, como a obra no Teatro Sandoval Wanderley. Entre as não cumpridas, está a construção de 11 Centros Municipais de Educação.

 

Metodologia

 

g1 acompanha durante os quatro anos de mandato os cumprimentos das promessas de campanha dos políticos.

Quais são os critérios para medir as promessas?

 

  • Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento
  • Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências
  • Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências

 

Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status será "cumpriu" apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é "não cumpriu". Se a promessa é construir dez hospitais e cinco já foram inaugurados, o status é "em parte". Se a promessa é inaugurar dez quilômetros de uma rodovia e cinco quilômetros já foram entregues à população, o status é "em parte".

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.