26 de julho de 2024
Após cinco tentativas de questionamentos judiciais, justiça eleitoral segue validando pesquisa do Instituto Seta em Nísia Floresta; relembre os números
Autor: RedaçãoO Instituto Seta recebeu inacreditáveis cinco tentativas de questionamento judicial de pesquisa eleitoral realizada em Nísia Floresta no mês de Maio de 2024. Os temas de combate dos que quiseram derrubar a pesquisa foram os mais variados - ataque ao plano amostral, indagações sobre a ponderação, metodologia, etc. Um partido também pediu acesso aos dados da pesquisa para auditoria sem nada encontrar.
O Instituto Seta já venceu todos em primeira instância, isto é, três exatamente. Na segunda instância, um já foi concluído com vitória à unanimidade no colegiado do TRE/RN em favor da lisura da pesquisa. E o último, também em segunda instância, já recebeu parecer favorável do Ministério Público Eleitoral, atestando o respeito da pesquisa à legislação.
PROCESSO PARTE GRAU SITUAÇÃO ATUAL
0600022-98.2024.6.20.0067 PROGRESSISTAS-PP- MUNICIPAL
(NÍSIA FLORESTA-RN) 1º e 2º Remetidos os Autos (em grau de recurso) para TRE-RN
0600024-68.2024.6.20.0067 COMISSAO PROVISORIA MUNICIPAL DO
PARTIDO SOLIDARIEDADE DE NISIA FLORESTA 1º Arquivado Definitivamente
0600027-23.2024.6.20.0067 COMISSAO PROVISORIA MUNICIPAL DO
PARTIDO SOLIDARIEDADE DE NISIA FLORESTA 1º e 2º Remetidos os Autos (em grau de recurso) para TRE-RN
Trata-se de uma inegável vitória para o Instituto e para o segmento de pesquisa no RN. Porém, infelizmente, os magistrados ainda não despertaram para o fato de que esta quantidade de representações judiciais nada mais é do que um subterfúgio para intimidar o segmento de pesquisa, através do assédio por meio de dilapidação de recursos das empresas que produzem esse serviço.
A resolução do TSE que normatiza as pesquisas eleitorais no Brasil, a 23.600/2019, foi alterada por nova resolução 23.727/2024. Um dos pontos comemorados pelas associações das empresas de pesquisa foi o artigo 16, que passou a ser mais duro sobre a litigância de má fé. Nesse artigo, representações sem objeto determinado e sem âmparo na legislação não deveriam sequer ser aceitas e remetidas ao Ministério Público para investigação de ilícito eleitoral. Porém, ela não vem sendo aplicada pela Justiça Eleitoral do RN.
RELEMBRE OS NÚMEROS DA PESQUISA
Do Blog do Barreto
O nome de Titico lidera com folga a eleição para Prefeito de Nísia Floresta. Ele deixou para traz Gustavo Santos, Alexandre Dantas e Edivaldo Nascimento na pesquisa Blog do Barreto/Seta.
.
Confira os números:
A pesquisa ouviu 450 eleitores de Nísia Floresta no dia 5 de maio. A margem 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos com 95% de intervalo de confiança. O registro na Justiça Eleitoral é sob protocolo RN-09725/2024.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.