30 de julho de 2024
A nota do PT de apoio a Maduro é inaceitável
Autor: Daniel MenezesO PT emitiu nota de apoio ao processo eleitoral na Venezuela. Trata-se de texto inaceitável, dado que estamos falando de um processo em que Nicolás Maduro age de maneira autoritária e fraudulenta para se manter no poder ao arrepio da vontade popular.
A nota será, além disso, uma dor de cabeça para candidatos do partidos nas capitais do Brasil em 2024 em que esse tema tem apelo, ainda que pequeno.
O governo brasileiro vem mantendo cautela, até para agir como mediador da crise que tem potencial de desestabilizar regiões de fronteira com o nosso país. Não há reconhecimento pela diplomacia brasileira da auto proclamada vitória de Maduro na Venezuela.
Veja a nota na íntegra.
O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana.
Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela.
Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais.
O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.