21 de outubro de 2024

Bolsonarismo e uso da máquina secaram Carlos Eduardo; Lula secou Paulinho

Autor: Daniel Menezes

Há dois fatos marcantes no pleito em Natal. Um no primeiro turno e outro no segundo. No primeiro turno, Paulinho Freire cresceu retirando votos de Carlos Eduardo, principalmente entre os eleitores bolsonaristas. Em cruzamentos realizados nas análises das pesquisas, fica evidente que Paulinho foi retirando votos de Carlos Eduardo entre os eleitores de Bolsonaro até o dia da eleição. O movimento foi complementado pelo uso escancarado da máquina, retirando lideranças antes carlistas e mobilizando a rede de vereadores para carrear o eleitor até a urna. Carlos Eduardo perdeu votos com a alta abstenção do primeiro turno. Seu eleitor faltou mais.

No segundo turno agora a coisa se inverteu. Paulinho Freire tinha eleitores lulistas e quem me acompanha aqui já sabia que a maior parte do eleitorado de Carlos Eduardo ia para Natália no segundo turno. Agora, com a vinda de Lula, Paulinho sofreu um revés forte contra ele neste sentido.

É preciso saber como irá se comportar a abstenção no segundo turno. Ela costuma ter maior impacto sobre o eleitorado pobre, hoje eleitorado que Natália entra muito bem. Ela precisa ficar atenta ao fato. No quesito ainda abstenção, Paulinho também não terá mais de 2 centenas de candidatos à câmara municipal carreando eleitores até a urna. Mesmo que tente reeditar a operação, ela não terá impacto semelhante.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.