13 de dezembro de 2024

Cobrando ICMS de 20%, volume de vendas do varejo da Paraíba registra alta de quase 20% em outubro; crescimento é o maior do Brasil

Autor: Daniel Menezes

Quando é que a Fecomércio/Fiern irão admitir que mentiram em 2023, alegando que, com o corte do ICMS, os produtos do RN iriam diminuir de preço e o mercado do estado cresceria mais do que nossos vizinhos? 

Olha, basta avaliar a pesquisa recém divulgada pelo IBGE sobre o crescimento do varejo da Paraíba. Com alíquota de ICMS de 20%, o varejo daquele estado apresenta o maior crescimento do país. 

O nosso varejo cresceu bem também, mas ficamos atrás do nosso vizinho, prova de que a pesquisa da Fecomércio/Fiern usada em 2023 é falsa. Além disso, nossa arrecadação teve queda, enquanto na Paraíba ela vem crescendo em seu ICMS. 

Em resumo, perdemos arrecadação para estado e municípios para aumentar a margem de lucro empresarial. Trocamos melhores serviços públicos por mais lucro para os empresários, que não repassaram o corte.

Volume de vendas do varejo da Paraíba registra alta de quase 20% em outubro; crescimento é o maior do Brasil

Do Portal Click PB

Confirmando a cada mês um dos melhores desempenhos do varejo do País, a Paraíba volta a ser destaque nacional. A Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (12), atesta que o volume de vendas do varejo da Paraíba expandiu 19% em outubro sobre o mesmo mês do ano passado. Foi a maior taxa de crescimento entre todas as unidades da federação e de quase três vezes mais que a média do País (6,5%).

A Paraíba teve resultados positivos em todos os indicadores no mês de outubro. Na comparação do volume de vendas de outubro sobre o mês anterior, a Paraíba ao registrar alta de 0,2%, enquanto no acumulado de janeiro a outubro, a taxa de crescimento permanece acima de dois dígitos (12,9%). Já o País acumula alta de 5%.

Segundo a pesquisa do IBGE, frente a outubro de 2023, todas as 27 unidades da federação registraram alta, com destaque para três Estados: Paraíba (19%), Roraima (18,1%) e Alagoas (12,1%).

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.