17 de janeiro de 2025

Não é exagero: a prefeitura do Natal quer privatizar até a Praia de Ponta Negra

Autor: Daniel Menezes

Esta passou pelo meu radar e só hoje consegui ler as falas no sentido estabelecido acima. O líder do prefeito Paulinho Freire na Câmara Municipal, o vereador Aldo Clemente, e o presidente da câmara, Eriko Jácome, também aliado do prefeito, defenderam entregar a praia de ponta negra à iniciativa privada. É isto mesmo. Não há aí exagero.

"Imagina entrar num banheiro limpinho", disse em tom obsequioso Eriko Jácome. A ideia, segundo Aldo Clemente, é garantir a manutenção e organização do local, que passa atualmente pela obra de engorda da faixa de areia.

É interessante. O prefeito Paulinho Freire disse que João Pessoa ia voltar a ser curral de Natal. Entretanto, não consegue limpar um calçadão da principal praia da cidade? Além do recibo de incompetência assinado com firma reconhecida em cartório por parte do executivo municipal, entra nesta conta a seguinte equação. E o cidadão natalense vai pagar um contrato de limpeza da cidade de cerca de meio bilhão reais, para a Urbana não conseguir varrer e coletar o lixo de um pequeno espaço como o da praia de Ponta Negra? E a azeitada secretaria de serviços urbanos de Natal, serve para quê? A prefeitura do Natal vai tomar o aluguel de cadeira de praia do pequeno comerciante e repassar para algum grupo empresarial?! Cabe pedir desculpas sobre o uso de exclamações, mas a situação exige...

Por fim, os representantes do prefeito Paulinho Freire usam como exemplo o Teatro Sandoval Wanderley, aquele totalmente reformado com dinheiro público, e dado para a fecomércio administrar sem nenhuma contrapartida. E ainda citam o mercado da redinha, também todo refeito com dinheiro público municipal e federal, e que será entregue a alguma empresa. Cabe lembrar que no caso do mercado da redinha não apareceu ninguém na licitação. Mas bastou o modelo de Parceria Público Privada entrar em campo para os preços se tornarem impraticáveis. 

A prefeitura do Natal está consolidando um pitoresco plano de negócios compartilhado com setores empresariais da cidade - ela ajeita tudo, aumenta os preços e entrega para alguém lucrar às custas do cidadão natalense que já paga impostos municipais. De fato, desse jeito, Natal vai superar João Pessoa... nas colunas de paródia política.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.