17 de janeiro de 2025

Sesap instala Centro de Operação para combater dengue e alerta para epidemia do vírus

Autor: Daniel Menezes

O Rio Grande do Norte saiu na frente na luta contra a dengue ao se tornar o primeiro estado brasileiro a instalar um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) voltado para o combate às arboviroses, incluindo dengue, chikungunya e zika. Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o centro, que conta com a participação de órgãos municipais, estaduais e federais, foi inaugurado nesta quinta-feira (16), em Natal, com o objetivo de antecipar e intensificar as ações de controle da doença.

Durante a reunião de abertura, realizada na sede da Sesap, foram discutidas as primeiras ações conjuntas do COE, priorizando os 30 municípios mais afetados pela dengue, segundo levantamento da secretaria. Entre as medidas estão a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, campanhas educativas e a ampliação do atendimento à população nos 167 municípios potiguares. “No período epidêmico do ano passado, montamos uma estratégia bem-sucedida, com apenas dois óbitos registrados apesar do alto número de casos. Este ano, estamos atuando ainda mais cedo, com o COE sendo aberto em janeiro”, afirmou a secretária de Saúde Pública do estado, Lyane Ramalho.

Dados recentes da Sesap apontam um aumento preocupante de 185% nos casos prováveis de dengue nas primeiras semanas de janeiro, em comparação às últimas semanas de dezembro de 2024. Além disso, há preocupação com o possível retorno do sorotipo 3 da dengue, ausente no estado há 17 anos. “Se esse sorotipo encontrar uma população vulnerável, poderá gerar casos mais graves”, alertou Diana Rego, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

O reconhecimento do protagonismo potiguar foi destacado pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, que ressaltou que o COE estadual se junta agora ao Centro de Operações nacional, em funcionamento desde o dia 9 de janeiro.

Além da Sesap, o COE conta com a colaboração de órgãos como a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, prefeituras e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN. “Todo o efetivo da segurança pública está à disposição para repetir a parceria que já deu certo no passado”, garantiu o secretário Francisco Araújo. Representando os prefeitos do estado, Fernando Bezerra, de Acari, também reforçou o compromisso de atuação conjunta.

Na próxima semana, equipes da Sesap iniciarão visitas aos municípios prioritários, levando a colaboração de setores como educação, limpeza urbana, meio ambiente e infraestrutura. O plano é garantir que as ações se tornem ainda mais efetivas e abrangentes.

Com essa iniciativa pioneira, o Rio Grande do Norte busca reduzir os impactos das arboviroses e proteger a saúde de sua população, consolidando-se como referência nacional no enfrentamento dessas doenças.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.