20 de janeiro de 2025
Diversidade religiosa? Paulinho veta imunidade tributária para terreiros de religiões de matriz africana
Autor: Daniel MenezesDo Blog do Barreto - O prefeito Paulinho Freire (UB) vetou a lei aprovada na Câmara Municipal do vereador Daniel Valença (PT) que garante imunidade tributária em Natal para os terreiros de religiões de matriz africana.
Hoje outras religiões já são beneficiadas conforme estabelece o art. 150, inciso VI, alínea “b”, da Constituição Federal.
Só que em Natal mais de 300 terreiros enfrentam cobranças ilegais de IPTU.
Para Daniel Valença criticou a decisão e classificou o veto como um ataque a igualdade e liberdade religiosa. “Alguém esperava algo diferente de uma gestão que não prioriza a justiça social e o combate ao racismo religioso? Nós não”, lamentou. “Esse projeto era um passo crucial para reconhecer a luta histórica dos terreiros de jurema, umbanda e candomblé, que, apesar de garantias constitucionais, seguem sofrendo com perseguições e obstáculos impostos por uma estrutura de desigualdades”, acrescentou.
Daniel avisou que vai lutar pela derrubada do veto.
Contexto
Paulinhio Freire contou com amplo apoio dos bolsonaristas e pastores evangélicos que costumam fazer pregações que demonizam as religiões de matriz africana.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.