23 de janeiro de 2025

Em recado a Nikolas, Bolsonaro alfineta candidatos de ‘pequena idade’

Autor: Daniel Menezes

Da Veja - O ex-presidente Jair Bolsonaro teceu críticas e indiretas durante uma entrevista à Rádio Auriverde, na última quinta-feira (22). O ex-presidente citou pessoas “de pequena idade” que estariam se lançando e “querendo resolver na lacração”.

“Pessoas mais inteligentes do que eu, tem milhares por aí. Alguns, de pequena idade, estão se lançando já, ‘eu sou candidato, eu vou resolver’, na base da lacração. Eu não quero falar alguma coisa aqui que dê dica de quem seriam essas pessoas, mas se coloque naquela cadeira (da Presidência). Você tem pela frente um prefeito, às vezes tem nove vereadores na sua frente, e tem dificuldade. Com nove vereadores o prefeito tem dificuldade. Lá você tem 594 parlamentares. Tem os bons, mas tem uma massa lá que é complicada. Eu estive 28 anos lá dentro”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro também reafirmou que é o único nome da direita para 2026. O ex-presidente está inelegível por conta de duas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nikolas Ferreira disse em entrevistas a canais de televisão do Estados Unidos que pretende sair candidato a senador nas próximas eleições e que, para isso, está apoiando uma PEC do deputado federal Eros Biondini (PL-MG) que reduz a idade mínima para o cargo, que hoje é de 35 anos, para 30 anos — Nikolas tem hoje 28.

A minuta, que ainda está em fase de coleta de assinaturas, reduz para 30 anos também a idade mínima para presidente. Nikolas fará 30 anos no começo de 2026. Se a PEC for proposta e aprovada, ele fica.