26 de janeiro de 2025

Desafios só começaram: saiba o que vai acontecer com a praia de Ponta Negra após a conclusão da engorda

Autor: Daniel Menezes

Após a finalização da engorda de Ponta Negra, o blog conversou com alguns técnicos e especialistas no assunto. O ambiente político segue difícil porque a pressão é significativa e eles preferiram falar sob a condição de anonimato. 

Basicamente, são três aspectos fundamentais.

1. A levar em consideração o projeto da engorda aqui e em outras cidades, é falso alegar que, com o tempo, o banho de mar ficará mais ameno. Isto não acontecerá. O mar permanecerá perigoso e é bom que a prefeitura sinalize a praia com recomendações a respeito. O aterro hidráulico faz com que a praia fique com um buraco já no que antes era a parte rasa;

2. Trata-se de uma troca. O lazer retirado do banho de mar é recompensado por quadras na areia, espaços para caminhada, patinação etc. O entorno da praia vira espaço de convivência. Os projetos bem sucedidos aconteceram  assim em outras cidades. Não se sabe exatamente se a Prefeitura irá investir nisso;

3. Será preciso peneirar constantemente a areia para permitir o trânsito de pessoas para que elas não se cortem porque o mar ficará sempre jogando pedras e algo do tipo na sua margem. A engorda deverá ser refeita de forma constante. Do contrário, o mar tornará a avançar e a engolir a areia que ampliou a faixa de praia. Trata-se de uma manutençao periódica da engorda. Terá recursos para tanto?

Por fim, cabe saber como a prefeitura do Natal irá organizar o comércio da região, que deverá crescer caso sejam feitas as alterações que permitam as atividades esportivas e de lazer na região. Com a PPP, a PRefeitura do Natal sinaliza que o pequeno comerciante será afastado da região.

Estes são os desafios se a obra tiver sido bem executada e não apresentar nenhum problema adverso. Teremos certeza disso com a deflagração do período chuvoso que costuma iniciar em Março. As chuvas serão a prova de fogo da obra da engorda de Ponta Negra. Recentemente, ela não aguentou uma noite de precipitação pluviométrica.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.