26 de janeiro de 2025
Itamaraty questionará EUA por “tratamento degradante” com deportados
Autor: Daniel MenezesDo Metrópoles - O Ministério das Relações Exteriores do Brasil pedirá explicações ao governo norte-americano sobre o que o governo federal considerou um “tratamento degradante” dado aos brasileiros deportados pelo governo de Donald Trump, que chegaram algemados e acorrentados.
O que está acontecendo:
- Os brasileiros deportados no primeiro voo da era Trump chegaram algemados a Manaus e foram soltos por policiais federais brasileiros, por ordem do governo federal.
- A aeronave do governo dos EUA pousaria na noite dessa sexta (24/1) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), mas o avião precisou pousar em Manaus para abastecer. Na capital amazonense, tripulantes perceberam problemas técnicos e cancelaram o voo seguinte.
- Por ordem do presidente Lula, a FAB fez o transportes dos deportados do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), ao Aeroporto de Confins.
- Dos 158 passageiros de várias nacionalidades, 88 são brasileiros, segundo relatos de fontes do Itamaraty ao Metrópoles. Quatro deles já teriam saído do grupo em solo brasileiro.
- Para o Ministério da Justiça, houve “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”
O ministro Mauro Vieira, chefe do Itamaraty, viajou a Manaus neste sábado (25/1) e se reuniu com delegado da Polícia Federal do Amazonas e com comandante do 7º Comando Aéreo Regional, para obter detalhes sobre o ocorrido com o deportados dos Estados Unidos. Em registro na rede social X, o Itamaraty informou que a reunião foi para colher relator e informações sobre os incidentes no aeroporto Eduardo Gomes envolvendo cidadãos brasileiros transportados em voo de deportação do governo norte-americano.
O Itamaraty vai usar os assuntos abordados na reunião para pedir explicações sobre o tratamento recebido pelos deportados que chegaram algemados ao Brasil nessa sexta-feira (24/1).
[0] Comentários | Deixe seu comentário.