14 de fevereiro de 2025

É o supermercado

Autor: Daniel Menezes

A avaliação positiva de Lula despencou. O impacto foi sentido principalmente entre seus eleitores e, consequentemente, na região nordeste. Ora, 20% dos que votaram em Lula passaram a reprovar o governo, conforme pesquisa recém divulgada pelo Datafolha e que consta aqui no blog.

A questão principal não é nova. A inflação dos alimentos impacta fortemente a percepção de melhora de vida do eleitorado de 0 a 2 salários mínimos de renda familiar, a base fundamental de Lula. Eles gastam mais com comida proporcionalmente do que o restante da população.

E não adianta negar. A inflação dos alimentos tem sido maior do que a geral da economia.

O governo tem apostado na melhoria da relação Dólar x Real e aumento da safra, que será recorde em 2025, para proporcionar a queda do custo da carne, arroz, ovo etc.

Cabe aguardar e conferir.

Números da avaliação do governo Lula

Ótimo/bom: 24% (eram 35% em dezembro);
Regular: 32% (eram 29% em dezembro);
Ruim/péssimo: 41% (eram 34% em dezembro);
Não sabem: 2% (era 1% em dezembro).

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.