25 de fevereiro de 2025
MENTIRA TEM PERNA CURTA: Fiscalização feita pela prefeitura do Natal escancara fake news da Prefeitura do Natal contra a Caern sobre a drenagem da engorda de Ponta Negra; entenda
Autor: Daniel Menezes
Após a engorda de ponta negra não aguentar algumas dezenas de milimétros de chuva, a sociedade passou a criticar em peso a obra. O que fez a prefeitura? Comecou a plantar, através da secretaria de meio ambiente e urbanismo, a fake news de que a drenagem da praia não estava funcionando porque a caern depositava esgoto na região.
Logo em seguida, o diretor da Caern veio a público lembrar que não há esgoto da caern indo para a drenagem da praia, inclusive porque, se assim ocorresse, ele iria encher o sistema, não apenas quando chove, mas também com a ausência de chuva já que a geração de dejetos é constante.
Este blog, em postagens anteriores, além de cobrar que a prefeitura do Natal fizesse a drenagem da engorda - o que não foi realizado -, também questionou sobre a fiscalização dos reservatórios da drenagem, até para saber se há de fato esgoto indo para o sistema. Cabe enfatizar que esgoto quem toma conta é a caern e os sistemas de drenagem/galerias são de incumbência da prefeitura do Natal.
Pois bem, a própria prefeitura do Natal desmentiu a prefeitura do Natal. Em fiscalização feita pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal na drenagem de Ponta Negra, o órgão encontrou sim esgoto. Só que saindo de um hotel da região.
Portanto, ao invés de espalhar fake news na imprensa, será de maior relevo que a prefeitura faça o seu trabalho, cuidando da drenagem e fazendo e fiscalização para ligações clandestinas, que são os seus papéis.
Para não restar dúvida, publico texto extraído do portal da própria prefeitura do Natal postado hoje no site.
Do Portal da Prefeitura do Natal:
Hotel é autuado por despejar esgoto na rede de drenagem em Ponta Negra
Na manhã desta terça-feira, 25, fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) autuaram um hotel, situado no bairro de Ponta Negra, que fazia o lançamento irregular de esgoto diretamente para o sistema de drenagem do município. A ação faz parte da Operação Praia Limpa, que tem por objetivo investigar as ligações clandestinas existentes no bairro.
De acordo com o supervisor geral de fiscalização, Leonardo Almeida, o problema foi identificado ainda no sábado (22), nas rondas de finais de semana. No local havia cinco tubos ligados ao poço de visitação (PV) da rede de drenagem, que passa na rua Manoel Soares Medeiros, rua que fica ao lado do Hotel, na praia de Ponta Negra.
Para encerrar o lançamento de efluentes, os agentes estiveram hoje no local, desceram no PV, a uma profundidade de, aproximadamente, três metros de altura e, tamponaram os cinco tubos de 100 mm de diâmetro cada, com borrachas e tampões.
Segundo Almeida, essa é uma infração grave porque lança esgoto diretamente para a drenagem e chega a praia, o que pode causar graves problemas de saúde pública. “Hoje aplicamos um auto de infração, com previsão de multa grave, no valor de 44 mil reais ao estabelecimento”, informa ele.
No sábado (22), foi identificada também, uma descarga de água na altura da Castanholândia, na Avenida Erivan França, na praia de Ponta Negra, zona sul da cidade. De acordo com a fiscalização, a situação se deve ao lançamento, possivelmente, de uma retrolavagem de água de piscina, oriundo de um hotel na rua acima, da Av. Engenheiro Roberto Freire. Essa situação está sendo monitorada pela Semurb e deve resultar em uma autuação ao estabelecimento.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.