27 de março de 2025

Rede colaborativa e foco em problemas reais com apuração adequada fazem jogo virar na imprensa de Natal

Autor: Daniel Menezes

A imprensa de Natal deixou de ser menos monopolística. É que novos blogs se aliaram com antigos e passaram a fazer frente, gerando um processo de mudança contra a paisagem dominada por veículos de extrema direita. 

O foco na colaboração com compartilhamento coletivo de notícias e análises, deixando o ego de lado, e a apresentação de pautas que até então saíam do radar da imprensa tradicional são os dois motores da mudança.

Nas redes sociais, blogs diversos cedem a seus públicos espaços para a demonstração de análises e pautas de terceiros, ampliando a difusão de conteúdo distinto. A ausência do estrelismo ajuda bastante e permite driblar a ausência de grandes estruturas de mídia.

Além disso, a mídia de extrema direita de Natal não tem abordado mais temas concretos da cidade, se restringindo, muitas vezes, a copiar notícias nacionais ou a tocar em assuntos profundamente irrelevantes porque desconectados dos problemas objetivos de Natal - a extrema direita tem se resumido a defender obras indefensáveis como a engorda de ponta negra ou as imprudências fiscais da prefeitura. Quando não é isto, o uso de linguagem chula e humor rasteiro e preconceituoso representam o ataque à inteligência de quem quer um pouquinho mais.

Enquanto isso, essa rede colaborativa trouxe os furos na obra de ponta negra, os erros de reconhecimento de dívida da saúde pela prefeitura e a negligência do poder público no período de chuvas. Daí, na prática, enquanto um ataca situações concretas o outro lado só reage como porta voz do oficialato.

O cenário novo é importante porque forma uma esfera pública de debate mais pujante. E, a depender do modo como os debates vêm se processando, a tendência tem tudo para se intensificar.

MAIS UM EXEMPLO

Este blog trouxe um furo sobre como Styvenson custeava entidades privadas de saúde e dizia que construia hospitais, mentindo para o seu eleitor. Em reação, a mídia de extrema direita começou fazendo piada e terminou tendo de engolir toda a apuração com estrago formado na imagem do senador que eles defenderam secundarizando os fatos.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.